Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
CHEMSEX: FENÓMENO EMERGENTE NA VIII VIDEOCONFERÊNCIA SICAD26/10/2020
imagem da videoconferência SICAD sobre Chemex

O ciclo das videoconferências SICAD prosseguiu no dia 23 de outubro, abordando o tema Chemsex e as estratégias de intervenção em Lisboa. Teve como conferencistas convidados, Cristiana Vale Pires, investigadora de pós doutoramento na Universidade Católica do Porto, e que colabora com a associação Kosmicare, Filipe Couto Gomes, médico psiquiatra do CRI das Taipas e formador externo da associação Kosmicare e João Caldas, educador de pares no GAT (Grupo de Ativistas em Tratamento). A moderação desta sessão, que contou com 108 participantes, esteve a cargo de Paula Frango, licenciada em Serviço Social e Psicologia e Mestre em Psicologia, que integra a Direção de Serviços de Planeamento e Intervenção do SICAD.

O Chemsex é o termo utilizado para descrever as práticas sexuais entre homens que fazem sexo com homens e pessoas que, potenciadas pelo consumo de drogas, tais como: GHB/GBL, catinonas sintéticas, crystal meth, poppers, ketamina, que têm como função aumentar a energia, promover uma maior desinibição e uma maior libido. Muitos são os riscos que comporta. Desde logo doenças sexualmente transmissíveis, o desenvolvimento de problemas ao nível da saúde mental, violência, overdoses, etc.

Em Lisboa, as estratégias de intervenção focam-se no fornecimento de informação sobre drogas, possibilidade de análise das substâncias consumidas, rastreios e prevenção da infeções sexualmente transmissíveis e saúde sexual, tratamento, sensibilização para a violência sexual, e apoio psicológico, de emergência e jurídico, a jovens e pessoas LGBTQI.

No encerramento desta videoconferência, João Goulão, Diretor-Geral do SICAD, além de salientar e reforçar a importância destes eventos online, por facilitarem o acesso ao conhecimento, realçou a relevância deste tema, desconhecido de muitos, e tão fundamental para a promoção de serviços de saúde sensíveis ao género e orientação sexual das pessoas que os procuram.

Terminou realçando a importância do trabalho desenvolvido por estas entidades e profissionais, que estando mais próximo dos problemas os conseguem identificar e propor estratégias de intervenção. 

Assista à videoconferência completa no canal Youtub​e do SICAD​.

Voltar