Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
VIDEOCONFERÊNCIA SICAD ABORDOU OS CLUBES SOCIAIS DE CANÁBIS 25/9/2020

2.jpg3.jpg30.jpg


Foi retomado hoje, dia 25 de setembro, o ciclo de Videoconferências SICAD com o tema “Clubes Sociais de Canábis: origens e experiências de implementação de um modelo sem fins lucrativos", que contou com a presença de 140 pessoas.

A conferencista convidada, Mafalda Pardal (Investigadora e Docente. Institute for Social Drug Research/Department of Criminology, Criminal Law and Social Law), começou por referir que os Clubes Sociais de Canábis funcionam em circuito fechado para os sócios, sendo a planta produzida em forma cooperativa. A oradora salientou também as vertentes ativista e social dos clubes. No decurso da sua intervenção, depois de referir o enquadramento legal, referindo os casos espanhol e uruguaio, afirmou que os clubes existem em 13 países, destacando o seu aumento, nos últimos anos, no espaço europeu. Mafalda Pardal terminou relevando a importância de documentar e conhecer melhor as práticas dos Clubes Sociais de Canábis e as escolhas dos consumidores, nomeadamente, para o desenho das políticas de drogas.   

Vantagens da existência destes clubes; a sua possível relação com o aumento dos comportamentos aditivos e das dependências; e a existência, ou não, de proposta de criação destes clubes em Portugal, foram alguns dos assuntos referidos nas questões colocadas à oradora convidada.

A moderação da videoconferência esteve a cargo de Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, que destacou a importância destes momentos para o conhecimento mais aprofundado dos assuntos relacionados com os CAD. 

A próxima videoconferências SICAD está marcada para o dia 12 de outubro, com o tema “CAD em tempos de pandemia – Pistas de ação”.



 Assista à videoconferência completa aqui​


Voltar