Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
DIVULGAÇÃO PÚBLICA DOS RESULTADOS DO INQUÉRITO NACIONAL AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA POPULAÇÃO GERAL - 2012 18/4/2013
simbolo do SICAd em marca d'água

A 19 de abril, pelas 14h30, no Auditório 2 - 3º piso da Torre da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Av. de Berna, em Lisboa, foi  efetuada a Divulgação pública dos resultados do “Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral  - 2012”.

A apresentação do estudo foi realizada pelo seu autor, Prof. Doutor Casimiro Balsa, e posteriormente comentada pelo Dr. Francisco George, Diretor Geral da Saúde.

O estudo foi feito por iniciativa do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, do Ministério da Saúde, de acordo com orientações do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e da Organização Mundial de Saúde.

Este estudo permite conhecer a evolução dos consumos e das suas dinâmicas ao nível da população em geral. Realizado pela terceira vez (2001, 2007 e 2012), permite, também, uma análise comparativa dos dados ao longo do tempo, condição fundamental para a tomada de decisão, no desenho da política pública para esta área.

O Estudo tem como alvo a população geral residente no continente e nas ilhas, com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos de idade. Este Estudo visa estimar as prevalências dos consumos de substâncias psicoativas, lícitas (álcool, tabaco e medicamentos) e ilícitas (canábis, ecstasy, anfetaminas, cocaína, heroína, LSD e cogumelos mágicos), bem como a relação e a dependência ao jogo. ​

Acesso ao estudo em:Estudos Concluídos

Voltar