Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​APROVAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA UE EM MATÉRIA DE DROGAS 2021-2025 MARCA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA22/6/2021

Foi aprovado, no dia 21 de junho, o Plano de Ação da União Europeia em matéria de drogas 2021-2025, sob a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. 

Trata-se de um plano que tem como base: o quadro, a finalidade e os objetivos da Estratégia de Drogas da UE, que fornece o quadro político abrangente e prioridades para a política de drogas no espaço europeu para o período 2021-2025, tendo em consideração as condicionantes da Covid19.   

O Plano articula-se em torno de três domínios de ação destinados a alcançar o seu objetivo: redução da oferta de droga: reforço da segurança, redução da procura de droga: serviços de prevenção, tratamento e cuidados, e resposta aos danos relacionados com a droga; e três temas transversais de apoio aos domínios de intervenção: cooperação internacional; investigação, inovação e prospetiva; e coordenação, governação e execução. 

As prioridades estratégicas passam pelo desmantelar de grupos de crime organizado de alto risco relacionados com a droga, combater a exploração de canais logísticos e digitais para distribuição de drogas ilícitas, intervenções na área de redução de riscos e minimização de danos, responder às necessidades sociais e de saúde de pessoas que usam drogas em ambientes prisionais e após a sua libertação, e reforçar o papel da UE como uma entidade global de referência para uma política de drogas centrada nas pessoas e orientada para os direitos humanos. 

Com o espaço europeu a sofrer rápidas mudanças na área dos Comportamentos Aditivos e Dependências, aumentando a complexidade do fenómeno, este documento baseado em dados científicos e com prioridades e ações estratégicas, permitirá encarar e antecipar os novos desafios em matéria de drogas, nos próximos 5 anos.   

O desenvolvimento coerente, eficaz e eficiente das medidas deve garantir um alto nível de proteção da saúde humana, estabilidade social e segurança.  

A Comissão Europeia acompanhará a implementação da Estratégia e do Plano de Ação, em estreita cooperação com a Presidência e o Grupo de Trabalho Horizontal sobre Drogas (HDG), e fará a sua avaliação externa. Os resultados serão disponibilizados ao Parlamento Europeu e ao Conselho para serem discutidos nos fóruns relevantes e, em particular, no HDG. O resultado dessa discussão constituirá a base para a definição do futuro desenvolvimento da política de drogas da UE e do ciclo seguinte da Estratégia de Droga da UE e Plano de Ação. 


Anexo:​

Plano de Ação da UE em matéria de drogas_2021-2025.pdf
Voltar