Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
APRESENTAÇÃO DO ECATD-CAD/201912/5/2020

O SICAD apresentou, num evento virtual, os dados preliminares relativos ao estudo “Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (ECATD - 2019)”, realizado entre alunos do ensino público, dos grupos etários dos 13 aos 18 anos.  

Segundo os dados apurados, o álcool é a principal substância consumida, seguindo-se o tabaco. Com uma expressão bem menor, encontram-se o consumo de determinados medicamentos e de substâncias ilícitas. O uso de Internet, nomeadamente o acesso a redes sociais, é hoje uma prática generalizada, assim como os jogos eletrónicos, embora menos. O jogo a dinheiro é bem menos prevalente.

Concluiu-se que os comportamentos de maior risco estão limitados a uma minoria de inquiridos e são mais esporádicos do que frequentes. Mesmo que de forma experimental, a generalidade dos alunos tem práticas que, pelo facto de serem menores, lhes estão vedadas e outras que são de todo ilícitas. 

No que toca ao álcool e tabaco, verifica-se que uma grande percentagem de jovens considera que são de fácil acesso. Estas são, não por acaso, as substâncias psicoativas mais consumidas e também cujo consumo se inicia mais precocemente. 

Apesar de não se terem verificado agravamentos, à exceção da internet e jogo, o SICAD entende que ainda há muito por fazer, é preciso continuar a agir, também ao nível da fiscalização.  

O ECATD-CAD é um estudo representativo do consumo de álcool, tabaco e drogas que se realiza de 4 em 4 anos, desde 2003. A partir de 2015 o questionário foi alargado a outros comportamentos aditivos sem substância, como o jogo e o uso da Internet. Em 2019 participaram mais de 26 mil alunos de 734 escolas do país, incluindo as Regiões Autónomas. Trata-se de um estudo nacional de referência para a população escolar, que permite acompanhar as principais tendências relativamente aos comportamentos aditivos entre os jovens.  

A apresentação esteve a cargo de Elsa Lavado, coordenadora do estudo, tendo sido conduzida pelos Diretor Geral e Subdiretor-geral do SICAD, João Goulão e Manuel Cardoso, respetivamente. Contou com a participação de António Lacerda Sales, Secretário de Estado da Saúde, José Pedroso, Diretor-geral de Educação, representantes dos Governos regionais dos Açores e da Madeira e do diretor do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, Alex Goosdeel, numa participação total de 94 pessoas.  

Estudo disponível aqui​:

 

 

Voltar