Foi dinamizado pelo SICAD, no
dia 25 de janeiro, um workshop com o tema “Abordagem colaborativa na intervenção
com crianças e jovens com comportamentos aditivos e dependências: Da prevenção
ao tratamento e inserção”, integrado no 4º Congresso Internacional da Criança
e do Adolescente.
Ao longo de quatro horas
foram clarificados conceitos e apresentados dispositivos de respostas para
crianças e jovens no domínio da prevenção, tratamento e inserção atualmente
existentes na área dos CAD. O modo como esta rede cruza com as respostas de
proteção para este grupo etário foi ilustrado com recurso à exploração e
discussão de um caso prático.
Tendo como pano de fundo a resolução de questões complexas,
foi trabalhada a importância de fomentar estratégias colaborativas para enfrentar os inúmeros desafios com que os profissionais se deparam, procurando sempre
a resposta mais ajustada às necessidades desta população.
Neste workshop participaram profissionais de
diferentes áreas disciplinares com intervenção direta com crianças e jovens com
CAD que procuraram, sobretudo, conhecimentos sobre o modelo de intervenção preconizado
para esta área, bem como as especificidades inerentes a esta população alvo.
Programa em Anexo: