Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
  • A-
  • A
  • A+
 

Revista toxicodependências

 
Revista nº: 3/1996
A VOZ: PALAVRA E EMOÇÃO

Maria Conceição Tavares de Almeida

RESUMO
A propósito do tipo de comunicação que se estabelece ao telefone (que testemunha a existência de inúmeras Linhas Telefónicas de Ajuda), a autora desenvolve uma reflexão acerca da Voz enquanto instrumento privilegiado de comunicação emocional e verbal, cujo enquadramento na relação decorre como função organizadora do pensamento e do crescimento.
Para fundamentar as suas ideias, a autora recorre a noções da psicologia do desenvolvimento, do imaginário cultural e simbólico, da psicopatologia, da psicanálise e da deontologia da relação de ajuda.
A autora propõe não o entendimento exaustivo das diferentes dimensões abordadas, mas sobretudo uma integração entre "saberes" e "fazeres" que se lhe afiguram relevantes face à atividade profissional desenvolvida nesta área.
Palavras-chave: Comunicação verbal; Emoção; Linguagem; Afetividade.


RESUMÉ
Concernant les particularités de la communication par téléphone - comme témoigne l'existence d'innombrales lignes d'aide téléphonique - l'auteur développe une réflection sur la voix (émotion et verbalisation) en tant qu'instrument privilegié de la communication dans le cadre de la relation et comme fonction organisatrice de la pensée et de la croissance.
Afin de fondamenter ses idées, l'auteur intègre des notions de la psychologie du développement, de l'imaginaire culturel et symbolique, de la psychothérapie et de la psychanalyse, de la psychopathologie et de la relation d'aide.
L'auteur propose non pas la compréhension exhaustive des divers dimensions mentionnées, mais surtout une intégration théorique et pratique de références qui lui semblent importantes face à l'activité professionnelle dévelopée dans ce domaine.
Mots-clé: Communication verbale; Émotion; Linguistique; Afectivité.


ABSTRACT
Concerning the particular type of thlephone communication the author proposes a reflection on the voice (emotion and verbalization) as a privileged mean of communication within the relation wich has an organising function of both thought and growth.
The author has based her ideas on notions of psychology, on the cultural and symbolic imaginary, on psychotherapy and psychoanalysis, onpsychopathology and on the deontology of counselling. The issue here is not an exhaustive understanding of the different dimensions referred to, but rather a theoretical/practical integration of relevant references as far as the author is concerned, considering the professional activity intensified in this area.
Keywords: Verbal communication; Emotion; Linguistics; Affection.


artigo9pdf.pdf
Voltar