Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​COMPROMISSO DOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS COM O FNAS EM DESTAQUE NA VIDEOCONFERÊNCIA SICAD 5/5/2021

O ciclo das videoconferências SICAD prosseguiu, no dia 4 de maio, com a apresentação do estudo: “Consumo de álcool e outras drogas. Comportamentos de saúde e bem-estar dos estudantes do Ensino Superior Politécnico”, realizado no âmbito do compromisso do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos no Fórum Nacional Álcool e Saúde.

Amorim Rosa, investigador na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem, que apresentou o estudo, afirmou que as escolas devem ser locais promotores de saúde e que os dados apresentados podem servir para melhorar a saúde nos institutos politécnicos.

O estudo foi desenvolvido em conjunto com 23 instituições e abrangeu uma amostra de 6743 alunos, com idades entre os 15 e os 25 anos, na maioria mulheres, estudantes na área da saúde, a tempo integral, e deslocadas da residência habitual.

O trabalho revelou dados sobre diversos comportamentos de risco. Em relação às bebidas alcoólicas, soube-se que a maioria dos participantes no estudo já bebeu e a idade de início do consumo situa-se entre os 15 e 20 anos. Sendo pouco significativa a diferença entre os géneros, nos aspetos relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas estão, entre outros, a tristeza, a ansiedade e o ter relações sexuais depois de consumir. Os episódios de embriaguez são mais comuns nos rapazes.   

Para além de Amorim Rosa, participaram, também: Maria da Conceição Bento, coordenadora da Rede Saúde e Bem-Estar no Politécnico do CCISP e Teresa Barroso, também investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem.

“Estudo fantástico” foi como Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD e secretário-geral do FNAS, que teve a seu cargo a moderação desta videoconferência, qualificou este estudo “feito com e sobre pessoas que ainda estão a formatar o seu estilo de vida”. Considerou o trabalho apresentado como muito importante em termos nacionais, pois permite melhor conhecer a da população universitária dos institutos politécnicos e, assim, procurar adequar intervenções aos problemas identificados não só no futuro, mas já no presente no seu dia a dia.  

Assistiram a esta videoconferência 133 pessoas. 

 Pode ver a edição gravada aqui​.

amorim.png

Voltar