Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​SICAD REVELA UMA CULTURA DE INOVAÇÃO FORTE19/3/2021

O resultado global da aplicação da Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação, iniciativa da responsabilidade e realizada com a supervisão do INA, coloca o SICAD no limite superior do intervalo avaliativo correspondente a uma cultura de inovação forte, com seis das dez dimensões avaliadas a obterem resultado exemplar.

Segundo nos informou Manuel Cardoso, Subdiretor-Geral do SICAD, a participação nesta iniciativa resultou do interesse que o SICAD manifestou junto do INA para participar nesta iniciativa. após ter tido conhecimento da existência desta ferramenta de autoavaliação numa sessão pública de divulgação. Sobre como se desenvolveu este trabalho, referiu-nos que o INA, com um papel de facilitador, disponibilizou e explicou o instrumento de auto avaliação, constituído por 10 áreas temáticas e 50 itens, aos quais o SICAD tinha de responder, atribuindo uma pontuação, justificando-a. No SICAD foi criado um grupo para fazer parte deste processo, desenvolvido sob a supervisão de uma equipa do INA. Referiu ainda “O grupo do SICAD fez o exercício de resposta que discutiu depois com a equipa do INA. A equipa do INA elaborou o relatório final”.

Sobre os benefícios deste relatório para o SICAD, Manuel Cardoso, que liderou este processo, salientou-nos que “a ideia é sempre conhecermo-nos melhor para poder evoluir melhorando. Neste caso o relatório é positivo, mas deixa-nos muita margem para evoluir e melhorar”.

A Autoavaliação da Cultura de Inovação é uma abordagem que pretende apoiar as entidades públicas na criação de valor. A base de trabalho para a realização desta abordagem é a Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação, apresentada em 11 de agosto de 2020, e cujos objetivos para esse mesmo ano incluíam promover a aplicação desta ferramenta em 15 entidades da administração pública, envolvendo 1800 trabalhadores, e implementar nove planos de melhoria de competências. Para 2021, pretende-se a dinamização de 40 exercícios de autoavaliação, envolvendo 4800 trabalhadores, e a implementação de 24 planos de melhoria de competências.  

Consulte o documento aqui​.


Voltar