Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Glossário

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
GLOSSÁRIO
ADIÇÃO

Doença primária do cérebro, crónica que envolve os circuitos neuronais de recompensa, da motivação, da memória e outros circuitos relacionados. A disfunção nestes circuitos provoca manifestações biológicas, psicológicas, sociais e psíquicas, características, designadamente incapacidade de abstinência consistente, défice no controlo dos impulsos, craving, diminuição na qualidade do juízo crítico com diminuição no reconhecimento das consequências negativas do comportamento (problemas de saúde, pessoais, familiares, judiciais e outros) e resposta emocional disfuncional.

Tal como outras doenças crónicas, nomeadamente a diabetes e a doença cardiovascular, evolui por ciclos de recaídas e remissão.
Abrange um espectro de comportamentos, com aumento da possibilidade de exposição ao risco e de dependência que podem estar, ou não, relacionados com substâncias.
Segundo a OMS, a adição de substâncias psicoativas (lícitas ou ilícitas), significa consumo repetido de uma ou várias substâncias psicoativas, em que o consumidor / adito fica periódica ou permanentemente intoxicado, apresenta compulsão para consumir a(s) substância(s) preferida(s), tem uma grande dificuldade para interromper ou alterar voluntariamente o consumo da(s) substância(s) e demonstra uma determinação de obter a(s) substância(s) por qualquer meio. A tolerância é proeminente e quando o uso da substância é interrompido frequentemente ocorre uma síndrome de abstinência.
É um termo de uso muito variado e não é usado na CID10.
Voltar