Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
COMPORTAMENTOS ADITIVOS AOS 18 ANOS: CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. NOVOS DADOS REVELADOS.29/11/2022

​Em cada 10 jovens de 18 anos (prevalências nos 12 meses anteriores), 9 beberam álcool, 5 fumaram tabaco, entre 2 e 3 consumiram pelo menos uma vez uma substância ilícita, principalmente canábis, seguida por substâncias estimulantes como anfetaminas/metanfetaminas e cocaína. Com exceção para o álcool e o tabaco, estes consumos tendem a suceder com uma frequência inferior a 10 ocasiões no ano.

Estes são os dados revelados pelo relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos: consumo de substâncias psicoativas - inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional 2021”.

No mesmo documento pode aferir-se que, no que diz respeito ao álcool, mantém-se o cenário de uma elevada prevalência de consumos intensivos por ocasião. Em cada 10 jovens, 6 referem ter-se embriagado ligeiramente pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores, 5 beberam de forma binge e 3 embriagaram-se severamente.

Cerca de 3 em cada 10 jovens declararam, ainda, ter experienciado pelo menos um de sete problemas apresentados no questionário, atribuídos ao consumo de bebidas alcoólicas e/ou de substâncias ilícitas. O principal problema apontado foram as situações de mal-estar emocional, sendo este agora mais mencionado pelos jovens do que antes da pandemia COVID-19.

Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional é um projeto de investigação e monitorização que assenta num inquérito nacional, a todos os jovens de 18 anos, participantes no Dia da Defesa Nacional, realizado todos os anos, desde 2015, com uma interrupção em 2020, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia COVID-19.

Trata-se de um inquérito por questionário de autopreenchimento, anónimo, que reúne um conjunto de questões básicas referentes a dois temas: consumos de substâncias psicoativas e utilização da internet. Neste âmbito, procura disponibilizar informação relativamente a padrões de utilização, formas de acesso e experiência de problemas.​ 

Consulte o documento aqui.

Voltar