Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
DESCRITIVO DO PROJETO DRUG-PREP 18/7/2022

DRUG-PREP

(Strengthening PREParedness of DRUG information systems and drug policy capacities to respond to emerging drug trends and challenges)

O SICAD (DMI/DEI) integra mais um projeto europeu, financiado pela Comissão Europeia, que pretende contribuir de forma inovadora para o reforço da robustez dos sistemas de informação sobre drogas, assim como fundamentar a formulação de políticas eficazes.

O DRUG-PREP (Strengthening PREParedness of DRUG information systems and drug policy capacities to respond to emerging drug trends and challenges), com uma duração prevista de 24 meses, teve início em janeiro de 2022.

O consórcio é constituído por sete parceiros[1] de seis países (Países Baixos, Bélgica, Finlândia, Chéquia, Irlanda e Portugal), cabendo a coordenação geral do projeto ao Trimbos Institute, dos Países Baixos.

O DRUG-PREP pretende cumprir os seguintes objetivos específicos:

  • identificar e avaliar as necessidades e respostas atuais aos problemas emergentes na área das drogas a nível europeu;
  • identificar possíveis tendências e desenvolvimentos futuros com base em métodos prospetivos;
  • fortalecer a capacitação dos sistemas nacionais de monitorização, partilhando experiências sobre preparação e previsão;
  • traduzir o conhecimento adquirido para o domínio da política nacional, incluindo a implementação de previsão para a tomada de decisões estratégicas sobre políticas de drogas. 

Para além da colaboração em dois Work Packages[2] (Research on the current situation e Research on the future situation), o SICAD tem a cargo a liderança do Work Package: Capacity building of policy makers.

O objetivo deste WP é fortalecer a capacidade estratégica dos policy makers e dos stakeholders na área das drogas. Neste enquadramento serão levadas a cabo – com a participação do SICAD – as seguintes atividades: 

Eventos na Lx Addictions 2022: workshop + side event (novembro 2022)

workshop sobre políticas com o objetivo de envolver especialistas sobre o uso de métodos de previsão no domínio das políticas de drogas (formato presencial).

com o mesmo objetivo do workshop, também terá lugar um side event, mais restrito, dirigido a key policy makers (formato presencial). 

Diálogos e consultas nacionais (maio a novembro 2023)

Diálogos e consultas nacionais a stakeholders dos seis países envolvidos, lançando o debate a partir das principais conclusões e recomendações provenientes de WorkPackages anteriores (formato online ou presencial). 

E-learning course (dezembro 2023)

Organização de uma série de webinars dirigidas a stakeholders interessados em metodologias prospetivas e de planeamento estratégico (formato online). 

Pretende-se que o impacto final deste projeto resulte na capacitação da investigação e da monitorização a nível europeu, de modo a suportar e fundamentar respostas mais proativas no domínio das políticas de drogas.

Em suma, o DRUG-PREP apoiará key policy makers, investigadores e outros atores da sociedade civil, por forma a melhor anteciparem cenários e prepararem as necessárias respostas neste domínio.




[1] TRIMBOS Institute - Netherlands Institute of Mental Health ad Addition (The Netherlands)

SCIENSANO - Belgian Institute for Health (Belgium)

TERVEYDEN - THL National Institute for Health and Wellbeing. Finnish Institute for Health and Welfare (Finland)

REGENBOOG - DRG Correlation Network. Foundation Rainbow Group (The Netherlands)

HRB - Health Research Board (Ireland)

URADVLADY - OGCR Office of the Government of the Czech Republic (Czech Republic)

SICAD - General-Directorate for Intervention on Addictive Behaviours and Dependencies (Portugal)

[2] Work package 2 - Research on the current situation (tarefa liderada pelo TRIMBOS Institute) que passa por promovermos entrevistas online com diversos stakeholders, e Work package 3 - Research on the future situation (liderado pelo SCIENSANO) que consiste em discutir com todos os parceiros o planeamento das múltiplas tarefas que se seguem, recorrendo a análises de impacto especificamente por cada país membro, com base nas principais tendências futuras identificadas até esse momento.

Voltar