Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​RELATÓRIO EUROPEU DAS DROGAS 202215/6/2022

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência divulgou o seu relatório anual sobre a situação da Europa nesta matéria, no ano em que se assinala o 25º aniversário da criação do Sistema de Alerta Rápido de Novas Substâncias Psicoativas. O regresso da disponibilização de drogas aos níveis pré-pandemia, os efeitos da guerra na Ucrânia nas redes e nas rotas do narcotráfico, e o aumento da oferta online de substâncias, foram alguns dos aspetos destacados.

Os dados sobre Portugal apresentam maior número de utentes em todos os que iniciam tratamento, tendo como origem opiáceos (39,4%) e canábis (33,9%), sendo o 10º e o 7º na UE, quanto às duas substâncias, respetivamente. O maior número de apreensões refere-se à resina de canábis (724), sendo o 19º país da UE com menor interceção. O nosso país revela 72 mortes induzidas pelas drogas, na faixa etária entre os 15 e os 64 anos de idade. Portugal é o 11º país da UE com maior número de seringas distribuídas, com mais de um milhão e cento e cinquenta e cinco mil.

Sobre estimativas de prevalência ao longo da vida, estudantes, 15-16 anos de idade, nas diversas substâncias, o nosso país tem maior número quanto a canábis (13%), e menor número quanto a MDMA (0,2%).

O evento online de lançamento do relatório 2022 do OEDT contou com as presenças de Ylva Johansson, comissária europeia para os assuntos internos, Franz Pietsch, presidente do conselho de administração, e de Alexis Goosdeel, diretor, ambos deste organismo europeu.

Os dados dos restantes países (27 EU + Turquia e Noruega) podem ser consultados em: https://www.emcdda.europa.eu/publications/edr/trends-developments/2022_en

relatorio_oedt_2022.png relatorio_oedt_2022_1.png ​

Voltar