Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

campanhas

SICAD
  • A-
  • A
  • A+
SICAD
  • RELATÓRIOS SOBRE A SITUAÇÃO DO PAÍS EM MATÉRIA DE DROGAS E TOXICODEPENDÊNCIAS E DE ÁLCOOL 202026/1/2022

    O SICAD divulga os Relatórios referentes a 2020 da Situação do País em matéria de Drogas e Toxicodependências  e em matéria de Álcool.

    Os relatórios resultam do Sistema Nacional de Informação em CAD, gerido pelo SICAD em estreita colaboração com os diversos serviços-fonte nacionais, que providenciam informação sobre as suas áreas específicas, abordando não só o problema do ponto de vista da Procura como da Oferta.

    Estes documentos dão-nos a possibilidade de  conhecer a situação do país, mas igualmente avaliar e monitorizar a evolução das metas definidas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, numa lógica de Saúde em todas as políticas.  

    Os relatórios estão disponíveis em Publicações e Documentos​   

  • ​LISBON ADDICTIONS 202225/10/2021

    O Programa provisório já está disponível. Consulte aqui

    Os principais especialistas internacionais da área das dependências vão reunir-se em Lisboa, entre 23 e 25 de novembro de 2022, para a próxima edição da Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências.

    Sob o tema abrangente de “Global Addictions”, o evento apresentará as mais recentes descobertas científicas neste domínio e abordará os desafios relacionados com as drogas ilícitas, álcool, tabaco, dependência de écran, jogo e outros comportamentos aditivos.

    Neste evento estão incluídas  palestras, apresentações de investigadores reconhecidos internacionalmente e comunicações rápidas, sessões temáticas, workshops, sessões de e-posters, eventos paralelos e um concurso de vídeo.

    As inscrições e a “call for abstracts” abrem  hoje. Os interessados (investigadores, cientistas, técnicos, etc.) podem submeter o seu “abstract” para as seguintes temáticas:

    · Global perspectives on addictions and drug markets;

    · Prevention cultures; 

    · Alcohol dependence and problems;

    · Addictions and mental health; 

    · Hepatitis C, other infectious diseases and drug-related harms; 

    · Behavioural addictions;

    · Current and future challenges in global drug policy;

    · Open track (para abstracts que não se enquadrem nas opções anteriores).


    Para atualizações regulares subscreva a newsletter do evento em http://eepurl.com/bOrqM1

    Saiba mais em: Lisbon Addictions 2022

  • A Interven​ção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências
    Imagem do documento A Intervenção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências

    ​O SICAD divulga hoje o Relatório final sobre "A Interven​ção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências - Processos e resultados da aplicação do modelo de mediação social e comunitária" e também um sumário executivo. 

    Estes documentos de investigação, centram-se na compreensão da aplicabilidade das Linhas Orientadoras e toma por referência central factos e perceções sobre contextos, processos, estratégias e resultados da intervenção social desenvolvida em diferentes Unidades de Intervenção Local (UIL) das Administrações Regionais de Saúde (ARS) distribuídas pelas diferentes zonas territoriais. Na medida em que integra conhecimentos e saberes implícitos às práticas e vivências profissionais e pessoais, na perspetiva tanto dos técnicos de reinserção como de diferentes e diversos stakeholders envolvidos no processo de reinserção, trata-se de uma pesquisa abrangente sobre a especificidade dos processos e estratégias de intervenção, a particularidade dos sujeitos e dos contextos de vida, e diversidade dos saberes e dos resultados da intervenção em reinserção de pessoas com CAD.

    Os documentos encontram-se disponíveis aqui


  • "Eu e os Outros"18/2/2021

    ​A 26 de junho, o SICAD, em comemoração do Dia Internacional de luta contra o abuso e tráfico ilícito de droga, lança a 4,0 versão da Narrativa Eu enfrento a COVID-19 com os Outros, integrada no Programa "Eu e os Outros”​

    Esta narrativa foi lançada há pouco mais de um ano enquanto resposta ao impacto da pandemia na saúde física e mental do cidadão em geral, e à população adolescente em particular.

    Foi disponibilizada enquanto recurso aberto, passível de ser usado em múltiplos contextos, desde o familiar, ao escolar, terapêutico ou comunitário, tendo sido ao longo do ultimo ano, baixada por mais de 1.800 pessoas.

    Poderão encontrar mais informação sobre a intervenção desenvolvida neste ultimo ano com base neste recurso no relatório “UM ANO DE INTERVENÇÃO COM A NARRATIVA DEDICADA AOS PROBLEMAS LIGADOS À COVID-19​

    Para aceder à narrativa, cliquem aqui​. Poderá fazer o download da narrativa após responder a um curto questionário de caracterização.

    Saiba mais em SICAD > COVID-19 e CAD > Profissionais

     

Voltar