Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

campanhas

SICAD
  • A-
  • A
  • A+
SICAD
  • RELATÓRIOS SOBRE A SITUAÇÃO DO PAÍS EM MATÉRIA DE DROGAS E TOXICODEPENDÊNCIAS E DE ÁLCOOL 202115/12/2022

    O SICAD divulga os Relatórios referentes a 2021 da Situação do País em matéria de Drogas e Toxicodependências  e em matéria de Álcool.

    Os relatórios resultam do Sistema Nacional de Informação em CAD, gerido pelo SICAD em estreita colaboração com os diversos serviços-fonte nacionais, que providenciam informação sobre as suas áreas específicas, abordando não só o problema do ponto de vista da Procura como da Oferta.

    Estes documentos dão-nos a possibilidade de  conhecer a situação do país, mas igualmente avaliar e monitorizar a evolução das metas definidas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, numa lógica de Saúde em todas as políticas.  

    Os relatórios estão disponíveis em Publicações e Documentos​   

  • ​LISBON ADDICTIONS 202228/11/2022

    PORTUGAL FOI O PAÍS MAIS REPRESENTADO 

    A Lisbon Addictions 2022, a maior conferência europeia sobre comportamentos aditivos e dependências, este ano subordinada ao tema “Global Addictions”, decorreu entre 23 e 25 de novembro, num total de três dias de debate científico de alta qualidade com os principais especialistas internacionais nesta matéria. 

    A quarta edição bateu o recorde de participantes, num total de 1755, representando 88 países. Portugal, com 291, foi o país mais representado. Entre estes, 74 participantes - investigadores e profissionais de CAD – foram patrocinados pelo SICAD, um dos coorganizadores da conferência. 

    Irina Pinchuk do Instituto de Psiquiatria Taras Shevchenko da Universidade Nacional de Kiev encerrou os trabalhos com uma apresentação onde relatou as consequências dramáticas para a Ucrânia, decorrentes da guerra. Todos os presentes, aplaudindo de pé durante alguns minutos, manifestaram a sua solidariedade para com este país do continente europeu. 

    O anúncio da quinta edição da Lisbon Addictions foi feito pelo subdiretor-geral do SICAD, Manuel Cardoso que anunciou as datas da próxima conferência: de 23 a 25 de outubro de 2024 com o tema “Empowering the workforce of the future”.

     

    Alguns investigadores nacionais:
    DSC_0071.JPGDSC_0304.JPGDSC_0356.JPG 
    DSC_0198.JPGamericogegaloto.JPGDSC_0229.JPG 
    DSC_0257.JPGjoaofeliz1.JPGDSC_0057.JPG 
    DSC_0247.JPGDSC_0121.JPGDSC_0039.JPG 
    susanahenriques.JPGcarlafrazao.JPGadriana (2).JPG 
    parodi_lxaddictions.JPGangela.JPGrafaela.JPG                                         ​
  • A Interven​ção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências
    Imagem do documento A Intervenção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências

    ​O SICAD divulga hoje o Relatório final sobre "A Interven​ção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências - Processos e resultados da aplicação do modelo de mediação social e comunitária" e também um sumário executivo. 

    Estes documentos de investigação, centram-se na compreensão da aplicabilidade das Linhas Orientadoras e toma por referência central factos e perceções sobre contextos, processos, estratégias e resultados da intervenção social desenvolvida em diferentes Unidades de Intervenção Local (UIL) das Administrações Regionais de Saúde (ARS) distribuídas pelas diferentes zonas territoriais. Na medida em que integra conhecimentos e saberes implícitos às práticas e vivências profissionais e pessoais, na perspetiva tanto dos técnicos de reinserção como de diferentes e diversos stakeholders envolvidos no processo de reinserção, trata-se de uma pesquisa abrangente sobre a especificidade dos processos e estratégias de intervenção, a particularidade dos sujeitos e dos contextos de vida, e diversidade dos saberes e dos resultados da intervenção em reinserção de pessoas com CAD.

    Os documentos encontram-se disponíveis aqui


  • "Eu e os Outros"18/2/2021

    ​A 26 de junho, o SICAD, em comemoração do Dia Internacional de luta contra o abuso e tráfico ilícito de droga, lança a 4,0 versão da Narrativa Eu enfrento a COVID-19 com os Outros, integrada no Programa "Eu e os Outros”​

    Esta narrativa foi lançada há pouco mais de um ano enquanto resposta ao impacto da pandemia na saúde física e mental do cidadão em geral, e à população adolescente em particular.

    Foi disponibilizada enquanto recurso aberto, passível de ser usado em múltiplos contextos, desde o familiar, ao escolar, terapêutico ou comunitário, tendo sido ao longo do ultimo ano, baixada por mais de 1.800 pessoas.

    Poderão encontrar mais informação sobre a intervenção desenvolvida neste ultimo ano com base neste recurso no relatório “UM ANO DE INTERVENÇÃO COM A NARRATIVA DEDICADA AOS PROBLEMAS LIGADOS À COVID-19​

    Para aceder à narrativa, cliquem aqui​. Poderá fazer o download da narrativa após responder a um curto questionário de caracterização.

    Saiba mais em SICAD > COVID-19 e CAD > Profissionais

     

Voltar