“Comunicação em Saúde” foi o tema que serviu de mote para o
recomeço das videoconferências SICAD, após uma pausa de dois meses.
O evento, realizado no dia 8 de setembro, contou com 157 participantes
e teve como oradores convidados Beatriz Casais, professora doutorada em
Ciências Empresariais e especializada em Marketing e Estratégia, e Alexandra
Almeida Pinto, técnica superior na Direção de Planeamento e Intervenção do
SICAD e Secretária executiva do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS). A
moderação esteve a cargo de Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD.
Beatriz Casais defendeu que o propósito da comunicação
em saúde deve ser a promoção da mudança e enfatizou que comunicar com sucesso
em saúde requer um planeamento estratégico assente em diferentes
abordagens - legal, tecnológica, económica, informativa e relacional.
Alexandra Almeida Pinto forneceu ferramentas básicas para uma
comunicação eficaz em saúde e salientou a importância de se conhecer bem
o público-alvo da mensagem que se pretende transmitir. Segundo a
convidada, quanto mais definido estiver o público-alvo, mais facilmente a
mensagem passará e consequentemente uma mudança de comportamento será mais
provável.
Manuel Cardoso, na qualidade de moderador, ressalvou a
importância do marketing social na Saúde como motor de transformação de
culturas e de comportamentos menos saudáveis para saudáveis.
A necessidade de criar equipas interdisciplinares foi
apontada como o principal desafio.
Veja a videoconferência na integra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MfEhFp-yfZs