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​ESTUDO DE AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL2/6/2022

Realizado em 2021, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o Estudo de Avaliação dos Riscos Psicossociais na Administração Pública que abrangeu 77 entidades públicas, contou com a participação dos trabalhadores do SICAD e CDT.

Ter uma perspetiva dos riscos psicossociais na Administração Pública e, assim, contribuir para a definição e implementação de políticas públicas que respondam aos riscos identificados e que promovam o bem-estar no trabalho, foi o objetivo deste estudo.

Com a identificação e análise dos riscos, a Administração Pública ganha informação relevante para a prevenção e gestão adequada dos riscos psicossociais e do stresse relacionado com o trabalho, independentemente da dimensão ou tipo de organização laboral, sendo estes riscos tratados da mesma forma lógica e sistemática que outros riscos de saúde e segurança no local de trabalho (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e Diretiva-quadro 89/391/CEE). 

Nos resultados divulgados podemos verificar, entre outros, que nos riscos severos se encontram o ritmo de trabalho, as exigências cognitivas e emocionais, nos moderados, as exigências quantitativas, influência no trabalho e conflito trabalho/família, e nos favoráveis, as possibilidades de desenvolvimento e o apoio social de colegas.

Em breve serão disponibilizados os relatórios específicos a cada entidade participante, facilitando a introdução em cada Serviço dos ajustamentos necessários para mitigar os maiores riscos identificados.

Pode aceder ao relatório, em http://www.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=36D02A9E-8C32-4A2B-8A50-6C98A41352ED​

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