Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
FORMAÇÃO EM DEPENDÊNCIAS SEM SUBSTÂNCIAS – JOGO12/11/2014

Data:   1.º dia – 12 de novembro de 2014
           2.º dia – 03 de dezembro de 2014
           3.º dia – 04 de fevereiro de 2015

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o jogo patológico é reconhecido como uma perturbação dos hábitos e dos impulsos, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID – 10).

Nos últimos anos tem havido uma preocupação crescente com o perigo de adição ao jogo na Internet, uma vez que é possível jogar num ambiente mais isolado e anónimo, sem nenhuma forma de controlo social, o que leva a uma maior exposição a todas as formas de jogo.

Segundo o estudo realizado em 2009, da autoria de Henrique Lopes, sobre a dependência do jogo em Portugal, há pelo menos 16.124 viciados em jogos a dinheiro em Portugal e mais de 400 mil jogadores de risco. Segundo o autor, um dos dados preocupantes é o número de jovens que mostram sinais de dependência: 1.564 têm menos de 25 anos e 8.741 têm entre 26 e 40 anos. Segundo o autor assiste-se a um fenómeno de rejuvenescimento da classe dos jogadores, o qual se deve ao crescimento da oferta e acesso a jogos a dinheiro na Internet.

Neste enquadramento e considerando a necessidade de melhorar as competências dos profissionais e dos serviços especializados de apoio (CRI, Centros de Saúde, outros serviços públicos e privados) para responder adequadamente e com eficácia às necessidades de intervenção das pessoas com problemas ligados ao jogo, assume particular pertinência a dinamização de formação junto dos profissionais com responsabilidades de intervenção, dos quadros dos nossos stakeholders externos.

Saber mais... 

Voltar