Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

campanhas

SICAD
  • A-
  • A
  • A+
SICAD
  • ​LISBON ADDICTIONS 2022: INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DE HOJE25/10/2021

    Os principais especialistas internacionais da área das dependências vão reunir-se em Lisboa, entre 23 e 25 de novembro de 2022, para a próxima edição da Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências.

    Sob o tema abrangente de “Global Addictions”, o evento apresentará as mais recentes descobertas científicas neste domínio e abordará os desafios relacionados com as drogas ilícitas, álcool, tabaco, dependência de écran, jogo e outros comportamentos aditivos.

    Neste evento estão incluídas  palestras, apresentações de investigadores reconhecidos internacionalmente e comunicações rápidas, sessões temáticas, workshops, sessões de e-posters, eventos paralelos e um concurso de vídeo.

    As inscrições e a “call for abstracts” abrem  hoje. Os interessados (investigadores, cientistas, técnicos, etc.) podem submeter o seu “abstract” para as seguintes temáticas:

    · Global perspectives on addictions and drug markets;

    · Prevention cultures; 

    · Alcohol dependence and problems;

    · Addictions and mental health; 

    · Hepatitis C, other infectious diseases and drug-related harms; 

    · Behavioural addictions;

    · Current and future challenges in global drug policy;

    · Open track (para abstracts que não se enquadrem nas opções anteriores).


    Para atualizações regulares subscreva a newsletter do evento em http://eepurl.com/bOrqM1

    Saiba mais em: Lisbon Addictions 2022

  • ​RELATÓRIO EUROPEU DAS DROGAS 2021

    PORTUGAL É DOS PAÍSES COM MENOS MORTES, MENOS INFEÇÕES POR VIH E MAIS SERINGAS DISTRIBUÍDAS

    O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência divulgou o seu relatório anual sobre a situação da Europa nesta matéria numa sessão onde os efeitos da Covid19, o aumento das transações online e o aparecimento de elevado número de novas substâncias no espaço da União Europeia, foram alguns dos aspetos destacados.

    Os dados sobre Portugal apresentam maior número de utentes em todos os que iniciam tratamento, tendo como origem MDMA e canábis (39,6%), sendo o 19º e o 7º na UE, quanto às duas substâncias, respetivamente. O maior número de apreensões refere-se à resina de canábis (1709), sendo o 8º país da UE com menor interceção. O nosso país é o 15º do espaço europeu quanto a mortes induzidas pelas drogas, com um total de 55. Ocupa o mesmo lugar no que se refere ao diagnóstico de infeção por VIH relacionado com o consumo de drogas injetáveis, com 1,6 casos por milhão de habitantes. Portugal é o 8º país da UE com maior número de seringas distribuídas, com mais de um milhão e quatrocentas mil. 

    Sobre estimativas de prevalência ao longo da vida, adultos entre os 15 e os 64 anos de idade, nas diversas substâncias, o nosso país tem maior número quanto a MDMA e canábis (11%), sétimo da UE, e menor número quanto a anfetaminas (0,4%), terceiro da UE.

    O evento online de lançamento do relatório 2021 do OEDT contou com as presenças de Ylva Johansson, comissária europeia para os assuntos internos, Laura d'Arrigo, presidente do conselho de administração, e de Alexis Goosdeel, diretor, ambos desta agência europeia.

    Os dados dos restantes países (27 EU + Turquia e Noruega) podem ser consultados em: https://www.emcdda.europa.eu/system/files/publications/13838/2021.2256_PT_03.pdf

  • A Interven​ção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências
    Imagem do documento A Intervenção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências

    ​O SICAD divulga hoje o Relatório final sobre "A Interven​ção em Reinserção de Pessoas com Comportamentos Aditivos e dependências - Processos e resultados da aplicação do modelo de mediação social e comunitária" e também um sumário executivo. 

    Estes documentos de investigação, centram-se na compreensão da aplicabilidade das Linhas Orientadoras e toma por referência central factos e perceções sobre contextos, processos, estratégias e resultados da intervenção social desenvolvida em diferentes Unidades de Intervenção Local (UIL) das Administrações Regionais de Saúde (ARS) distribuídas pelas diferentes zonas territoriais. Na medida em que integra conhecimentos e saberes implícitos às práticas e vivências profissionais e pessoais, na perspetiva tanto dos técnicos de reinserção como de diferentes e diversos stakeholders envolvidos no processo de reinserção, trata-se de uma pesquisa abrangente sobre a especificidade dos processos e estratégias de intervenção, a particularidade dos sujeitos e dos contextos de vida, e diversidade dos saberes e dos resultados da intervenção em reinserção de pessoas com CAD.

    Os documentos encontram-se disponíveis aqui


  • "Eu e os Outros"18/2/2021

    ​A 26 de junho, o SICAD, em comemoração do Dia Internacional de luta contra o abuso e tráfico ilícito de droga, lança a 4,0 versão da Narrativa Eu enfrento a COVID-19 com os Outros, integrada no Programa "Eu e os Outros”​

    Esta narrativa foi lançada há pouco mais de um ano enquanto resposta ao impacto da pandemia na saúde física e mental do cidadão em geral, e à população adolescente em particular.

    Foi disponibilizada enquanto recurso aberto, passível de ser usado em múltiplos contextos, desde o familiar, ao escolar, terapêutico ou comunitário, tendo sido ao longo do ultimo ano, baixada por mais de 1.800 pessoas.

    Poderão encontrar mais informação sobre a intervenção desenvolvida neste ultimo ano com base neste recurso no relatório “UM ANO DE INTERVENÇÃO COM A NARRATIVA DEDICADA AOS PROBLEMAS LIGADOS À COVID-19​

    Para aceder à narrativa, cliquem aqui​. Poderá fazer o download da narrativa após responder a um curto questionário de caracterização.

    Saiba mais em SICAD > COVID-19 e CAD > Profissionais

     

Voltar