Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Compromissos

:

detalhe

Compromissos
  • A-
  • A
  • A+
 

 Compromissos

 
COMPROMISSOS DO 1º CICLO - 2011
CONSELHO COORDENADOR DOS INSTITUTOS SUPERIORES POLITÉCNICOS (CCISP)

​Título: Promover comportamentos de saúde e bem estar dos estudantes do ensino superior politécnico público

​Sumário: A entrada no ensino superior é uma transição relevante na vida do estudante, tantas vezes acompanhada de mudança de residência e outras mudanças que implicam respostas de adaptação, muitas vezes de elevada exigência. O conhecimento dos estilos de vida dos estudantes do ensino superior, para além dos fatores relacionadas às escolhas vocacionais, ao desempenho académico, entre outros, é de crucial relevância para todos os envolvidos nos projetos de vida de cada um e de todos em cada instituição do ensino superior (Almeida, 2013; Cardoso et al., 2012; Pedro et al., 2012).
As instituições do ensino superior politécnico têm também um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar dos seus estudantes, assim, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) enquanto plataforma representativa de todos institutos politécnicos e escolas de enfermagem, e enquanto membro do Fórum Nacional Álcool e Saúde, compromete-se a reforçar as ações necessárias à minimização dos danos provocados pelo álcool, nomeadamente nas áreas definidas pelo Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e dependências (PNRCAD).
Neste quadro, o CCISP estará presente na discussão e análise desta problemática tão relevante e propõe-se implementar um projeto de responsabilidade social que contribua para a redução do uso/abuso de álcool e os problemas relacionados. Este compromisso decorrerá em duas fases.
Na primeira fase, prevê-se a mobilização de pelo menos 1 representante de cada instituição com vista à criação de uma Rede promotora de saúde e bem-estar dos estudantes do Ensino Superior Politécnico; posteriormente efetuar-se-á o levantamento dos recursos de saúde e projetos ligados à saúde desenvolvidos pelas instituições; e ainda, efetuar o diagnostico dos comportamentos de saúde e bem-estar dos estudantes do ensino superior politécnico. Na segunda fase, ajudar as comunidades escolares a implementar programas de prevenção, em particular nos que diz respeito à prevenção dos consumos de risco de álcool e comportamentos de risco associados em função das necessidade identificadas.

 

57 CCISP.pdf
Voltar