Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Compromissos

:

detalhe

Compromissos
  • A-
  • A
  • A+
 

 Compromissos

 
COMPROMISSOS DO 1º CICLO - 2011
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE FAMÍLIA (CNAF); ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA (ANEM)

Título: Muito pequeno para beber! - Prevenção Síndrome Alcoólico Fetal. ​

​Sumário: O concurso de cartazes tem como intuito a criação de uma campanha a nível nacional, promovida pela ANEM e CNAF, dirigida principalmente para as grávidas e futuras mães. Cremos ser muito importante criar uma campanha de prevenção de consumo de álcool dirigida às grávidas e futuras mães, isto porque o consumo de álcool durante a gravidez está claramente associado a anomalias no feto, de entre as quais se destaca a Síndrome Alcoólica Fetal. Desta forma, torna-se nosso objetivo também alertar a população para o facto de que as escolhas de uma grávida em relação ao consumo de álcool vão afetar o bebé. Nesse sentido, temos também como objetivo divulgar o projeto vencedor em consultas de obstetrícia e planeamento familiar realizadas nas unidades de saúde públicas.
O apelo à responsabilidade das mães e grávidas começa com "Muito pequeno para beber!" e conceito de prevenir anomalias fetais. É na família que há um convívio inter-gerações e um acompanhamento da gravidez mais acentuado, em que a educação para a saúde pode vir dos mais velhos para os mais novos ou (com grande importância e eficácia) dos mais novos para os mais velhos, bem como dos parceiros/progenitores.
Consideramos que a explicação destes conceitos pode ser adequadamente realizada por estudantes de Medicina, atendendo a sua formação académica que inclui os aspetos bioquímicos do etanol, passa pelo estudo dos seus efeitos no sistema biológico e contempla a análise da sua repercussão fetal e na grávida. Quer na fase pré- graduada quer futuramente enquanto médicos, são agentes com responsabilidade social na divulgação desta mensagem.
Propomos a realização de um concurso aberto a todos os estudantes de Medicina de faculdades portuguesas, para elaboração de informação sobre o conceito “Muito pequeno para beber! - Prevenção do Síndrome Alcoólico Fetal”, sob a forma de um cartaz a partir de formato A4.
O projeto vencedor do concurso será divulgado entre os associados da CNAF por via eletrónica e se for possível também em versão impressa em papel. Mais ainda, será divulgado também entre os estudantes de medicina via facebook. Prevê-se igualmente a divulgação em ações presenciais entre os associados da CNAF ou mais alargadamente em unidades de saúde e comunicação social especifica,  focada no público alvo, como por exemplo  Metro ou Destak, tentando uma entrevista também na Pais e Filhos.

15 CNAF_ANEM 032017.pdf
Voltar