Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Crescer

:

Home Page

Crescer
  • A-
  • A
  • A+
CRESCER
AS TATUAGENS E OS PIERCINGS31/7/2018
loja de tatuagens
O que sabes sobre tatuagens e piercings? Fazer uma tattoo é um momento especial. Decidiste que era naquela parte do teu corpo que ficava mesmo a matar aquele símbolo celta ou aquele golfinho tão ternurento. Mas antes de fazeres uma tatuagem é importante pensares bem no que queres...
Uma tatuagem não é um acessório que guardas no armário quando já estiveres farto. É permanente, irá acompanhar-te o resto da vida. Existe cirurgia própria para remoção das tatuagens mas é um processo algo doloroso e com alguns riscos ...
Antes de fazer um piercing também é importante que avalies os prós e os contras. Embora seja mais fácil de remover, fazer um piercing envolve sempre alguns riscos que podes evitar se, na verdade, for apenas um capricho momentâneo e não um desejo constante. Tal como em muitas outras situações, não existe uma idade apropriada para fazer uma tatuagem ou colocar um piercing. O teu momento será aquele em que decidires o que queres e tiveres a noção de que esta decisão é permanente. Se decidires fazer uma tatuagem ou colocar um piercing e fores menor de idade, é necessária uma autorização escrita do teu encarregado de educação...

 

Mas existem riscos para a saúde?

As tatuagens e os piercings, implicam uma perfuração da pele e das membranas mucosas com uma agulha ou um objecto afiado. As membranas mucosas, existentes na boca e nariz, protegem-nos de múltiplas infecções e a pele constitui a nossa primeira defesa contra as agressões externas. Ao fazer uma tatuagem ou ao colocar um piercing, essas defesas são agredidas e podem surgir infecções. Por esta razão, as agulhas devem ser novas ou esterilizadas em cada utilização, e devem ser utilizadas correctamente por quem realiza as tatuagens ou coloca piercings de forma a não estarem infectadas com sangue ou outros fluidos contaminados. Também podem existir bactérias ou vírus presentes na tua pele à espera duma pequena porta de entrada. Um piercing ou uma tatuagem fragiliza essa barreira natural.

Os cuidados não devem ser apenas teus. Quem realiza as tatuagens e coloca piercings também corre riscos de contrair uma infecção (através de cortes acidentais, perfurações, etc.).

 

Ao fazer uma tatuagem ou um piercing podem ser transmitidas infecções virais como:

  • Hepatites (B e C)
  • VIH
  • Herpes
Ou infecções cutâneas causadas por bactérias, como:
  • Estreptococos
  • Estafilococos 
Aprecia a tua nova companhia sem riscos
 
 
Ao escolheres um sítio para realizares a tua tatuagem que pode remeter para uma memória que pretendes imortalizar ou um piercing  que pode remeter para uma afirmação e singularização da tua identidade toma em atenção os seguintes aspectos:
 
  • Devem ser utilizados instrumentos esterilizados;
  • As agulhas não são re-utilizáveis;
  • Uma vez usadas devem ser eliminadas com higiene e segurança (em recipientes próprios, de forma a não serem um risco para as outras pessoas);
  • Todos os outros objectos necessários devem ser esterilizados a seguir a cada utilização;
  • Os profissionais devem ter cuidados de higiene (utilizar luvas, lavar as mãos, etc.);
  • Escolhe um profissional responsável com formação para fazer a tua tatuagem ou piercing;
  • Não tatues ou faças um piercing em locais com borbulhas, verrugas, cortes ou feridas (ou outras alterações da pele);
  • Certifica-te que o profissional desinfeta a pele usando um antisséptico;
  • Lava bem as mãos antes de aplicar creme ou loção na zona ou quando rodares o teu piercing;
  • Em caso de infecção dirige-te ao médico.
Será também importante poder pensar em algumas consequências irreversíveis
 
Uma tatuagem é realizada numa altura em que a pele está máximo das suas capacidades elásticas, mas com o passar do tempo e a consequente perda dessa elasticidade poderá não ficar tão agradável à vista como estava quando a realizaste.
Por outro lado, a marca que decides fazer no teu corpo e que normalmente recorda uma relação especial pode perder significado com o tempo, obrigando-te a confrontares-te com ela mesmo que não queiras.
As tatuagens no corpo das raparigas, situadas na zona lombar podem vir a interferir com procedimentos médicos, nomeadamente as punções lombares ou anestesias epidurais, habituais no momento do parto, uma vez que a área da pele tatuada, ao ser perfurada, pode criar condições para que produtos tóxicos possam ser conduzidos para o Sistema Nervoso Central.
E, por fim, uma tatuagem pode ser uma marca para o resto da tua vida, já que a sua remoção é dolorosa e dispendiosa.

Voltar