Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Crescer

:

Home Page

Crescer
  • A-
  • A
  • A+
CRESCER
O QUE É A PUBERDADE?31/7/2018
figura abstracta
A Puberdade é uma fase no início da adolescência em que o teu corpo começa a mudar... O corpo dos adultos é muito diferente do das crianças e a fase de mudança de uma forma para a outra pode ser um momento em que sintas alguma estranheza e preocupação. Isto porque o corpo, além de crescer muito rápido nesta fase, cresce de forma desproporcionada (umas partes podem crescer mais depressa do que outras) e tudo acontece muito depressa ...

Estes saltos de crescimento normalmente acontecem mais cedo nas raparigas do que nos rapazes. Aliás, como não podes deixar de reparar, é nesta altura que começam a surgir as grandes diferenças sexuais, o que é motivo de interesse, curiosidade, desejo e por vezes também de angústia. Começam os primeiros romances e surge uma avalanche de sentimentos (consulta o texto sobre Amor e Paixões).

Borbulhas, pêlos, o teu cheiro fica diferente - todas estas mudanças que estão a ser vividas são motivadas pelas tuas hormonas que estão a impulsionar o teu corpo para crescer e tornar-se sexuado. Por vezes, podem surgir alguns descontrolos hormonais e podes ter demasiadas borbulhas, grandes e dolorosas (acne), ou então, pode acontecer que te apareçam pêlos a mais em sítios onde não deviam existir. Nesses casos, podes falar com os teus pais e ir ao médico, pois há situações que podem ser facilmente resolvidas.

Mas não é só no teu corpo que surgem as grandes mudanças. Ficas com outra capacidade de pensar, com maior capacidade criativa, com outros interesses pessoais, passas a ter outro tipo de sentido de humor, isto tudo porque começas a conseguir pensar de uma maneira diferente, com ideias mais elaboradas. Diz-se que passaste do pensamento concreto para o pensamento abstrato, o que implica que entres no campo das suposições e possas, inclusive, pensar sobre o que estás a pensar, ou ser capaz de te pores no lugar das outras pessoas.

Os amigos começam a assumir uma importância muito grande, até porque estão todos a passar por mudanças semelhantes e o grupo de amigos começa a ter uma grande importância para ti. É uma fase em que já não és bem criança, mas também ainda não és adulto, começas a querer ser independente da tua família e esses movimentos de construção de independência nem sempre são fáceis, nem para ti, nem para os teus pais. Até porque os teus pais terão alguma tendência para te continuarem a ver como uma criança (podes ler o texto Adolescência, Pais e filhos).

Em termos psicológicos provavelmente vais sentir dentro de ti alguns conflitos: tens dúvidas e sentes as coisas com mais intensidade, e surgem questões para resolveres dentro de ti e com os outros, como por exemplo...

 

Dificuldade em tomar decisões
Crescergeek
Confusão de sentimentos
Maria
Sensação de vazio
Crescersport
Sentimentos de incapacidade
 
Essa confusão de sentimentos intensos que muitas vezes não consegues perceber exactamente de onde vêm, pode causar mal-estar. E até podes ser acusado de ter ataques de mau génio ou de andar muito nervoso. Por mais difíceis que possam parecer estas crises e estes conflitos, não te esqueças que são também oportunidades para resolveres coisas dentro de ti, para cresceres e para definires melhor a tua maneira de ser e de estar na vida. Por vezes essas crises podem ser desencadeadas por situações que aos outros parecem insignificantes. Provavelmente essas situações, aparentemente insignificantes para os outros, podem estar relacionadas com outras questões mais profundas e dolorosas por que estejas a passar e das quais ainda nem sequer te tenhas bem apercebido. Entretanto, ajuda sempre se tiveres amigos com quem possas falar destas coisas (consulta o texto sobre a amizade).
 
Com tantas mudanças, desejos e dúvidas talvez seja complicado estudar e perceberes o que queres fazer quando fores adulto. Exigem-te que sejas capaz de fazer escolhas e optar, pois isso é o que se espera de uma pessoa crescida. Para tomares decisões e fazeres escolhas é importante tentares perceber o que é que queres realmente. O que nem sempre é fácil. Mas, por mais difícil que tomar decisões possa parecer, é muito importante que sejas tu a fazer as tuas escolhas e a responsabilizares-te por elas.
 
A adolescência e o início da vida adulta são fases de uma grande riqueza emocional e relacional, desfruta!
Voltar