Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comunicar

:

Home Page

Comunicar com o seu filho
  • A-
  • A
  • A+
COMUNICAR
APRENDER A COMUNICAR COM O SEU FILHO
fotografia de duas pessoas frente a frente

​Consegue lembrar-se da primeira vez que ouviu falar sobre drogas?  Com quem abordou o assunto?  Quais as dúvidas que lhe surgiram?

Os jovens de hoje têm muito mais informação do que aquela que os seus pais tinham na sua idade. A maior disponibilidade por parte dos pais, figuras que lhes são importantes, pode conduzir ao esclarecimento das suas dúvidas, angústias e receios. Neste sentido é importante que os pais saibam criar uma relação estável de abertura e apoio, para que o diálogo possa acontecer naturalmente, ajudando os jovens a lidar com os seus sentimentos em que esteja presente a informação clara que permita estabelecer bases sólidas para o seu desenvolvimento.

A curiosidade sobre o mundo que nos rodeia é parte natural do nosso crescimento e, da mesma forma que as crianças aprendem e colocam questões desde muito cedo, os adolescentes procuram respostas às suas perguntas.

Se as respostas não surgirem na família ou na escola, as principais informações serão procuradas junto dos seus pares ou nos órgãos de comunicação social, fontes que nem sempre fornecem informação clara e objectiva.

Quando as questões consideradas difíceis, como as drogas o álcool e o tabaco são faladas, desde que o momento e a curiosidade as suscitam, a comunicação torna-se mais fácil e confortável, tornando-as parte integrante do diálogo sobre o quotidiano de todos nós. É também conversando sobre questões difíceis que os jovens percebem que podem falar e confiar, adquirem segurança e se dão a conhecer. Os pais podem,  por sua vez, expressar as suas opiniões, mostrar quais as suas posições acerca dos temas e aprender a conhecer melhor os seus filhos.

Voltar