Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Consumos

:

Home Page

Consumos
  • A-
  • A
  • A+
CONSUMOS
TIPOS DE CONSUMO

Existem diferentes formas de consumir drogas. Um consumo experimental não conduzirá necessariamente a uma dependência ou a um consumo recreativo.

Uso Experimental - algumas pessoas consomem por curiosidade, para saber qual a sensação associada a determinada substância. 

Uso Social ou Ocasional - as pessoas usam algumas substâncias numa quantidade e regularidade que não constitui perigo. Este consumo é também conhecido por consumo recreativo, por exemplo, tomar uma bebida quando comemoramos um aniversário ou celebramos uma data especial.

Uso de medicação não prescrita – os medicamentos são usada mediante um aconselhamento médico e quem toma corre menos riscos porque sabe que essa é a medicação correcta para si, para aquela situação e durante um período de tempo determinado. Contudo por vezes a toma dessa medicação é feita numa dosagem superior à prescrita, ou adotada por conselho de um amigo que já a tomou com efeitos positivos. Pode até ser tomada porque a mesma é usada por outro membro da família. O caracter legal ou medicinal deste tipo de consumo reduz por vezes a perceção do risco.

O uso problemático - o uso da droga provoca problemas a nível da saúde física e mental, das relações familiares, escolares, problemas no emprego e possíveis problemas com a justiça.

Dependência - o uso é excessivo e contínuo apesar da pessoa ter sérios problemas; ela encontra-se psicológica e fisicamente dependente da substância.

Estes são os diferentes tipos de consumo de qualquer droga, incluindo o álcool.
É frequente associarmos o consumo de drogas a substâncias ilegais, proibidas por lei. Na verdade, a droga mais consumida e a mais problemática na nossa sociedade é o álcool, cujo consumo é permitido legalmente.

É importante saber a diferença entre o uso das substâncias e o seu abuso. Do mesmo modo é fundamental responsabilizar o jovem pelas consequências das suas decisões. Cabe aos pais facilitar este sentimento de responsabilidade pelos próprios atos desde a infância.

A experimentação de drogas e sobretudo do álcool é frequente, não constituindo necessariamente um sinal de perigo. O abuso regular e repetido é já mais grave e precisa de apoio.

Voltar