Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Tu-alinhas

:

detalhe

site Infanto Juvenil
  • A-
  • A
  • A+
TU-ALINHAS
FERNANDO PESSOA 20/12/2018
Fotografia de Fernando Pessoa

O Autor e a sua Obra

Pequena Biografia de Fernando Pessoa e um curto extrato do Livro do Desassossego...

​Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em  Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888.

Passa a  juventude em Lisboa, viajando mais tarde para a África do Sul, donde regressa com 17 anos frequentando o curso de letras. Ficou sobretudo conhecido como grande prosador do modernismo (ou futurismo) em Portugal. Expressa-se tanto com o seu próprio nome, como através dos seus heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Em vida apenas publicou um livro em Português: o poema épico Mensagem, deixando um vasto espólio que ainda hoje não foi completamente analisado e publicado.

Fernando Pessoa morre a 30 de Novembro de 1935, de uma grave crise hepática induzida por anos de consumo de álcool, no hospital de S. Luís.

Hoje levantamos um pouco do véu do grande génio da Poesia Portuguesa do séc XX

O moço atava os embrulhos de todos os dias no frio crepuscular do escritório vasto. "Que grande trovão", disse para ninguém, com um tom alto de "bons dias", o crudelíssimo bandido. Meu coração começou a bater [de] novo. O apocalipse tinha passado. Fez-se uma pausa.

E com que alívio - luz forte e clara, espaço, trovão duro - este troar próximo já afastado nos aliviava do que houvera. Deus cessara. Senti-me respirar com os pulmões inteiros. Reparei que estava pouco ar no escritório. Notei que havia ali outra gente, sem ser o moço. Todos haviam estado calados. Soou uma coisa trémula e crespa: era a grande folha espessa do Razão que o Moreira virava para diante, bruscamente, para verificar. (p. 91)

O Livro do Desassossego Ed. Richard Zenith

Voltar