Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comportamentos Aditivos

:

detalhe

Comportamentos Aditivos
  • A-
  • A
  • A+
COMPORTAMENTOS ADITIVOS
A HISTÓRIA DAS ANFETAMINAS19/12/2018
Anfetaminas

A Éfedra é uma planta relativamente abundante no Mediterrâneo. Não é conhecida a sua utilização na medicina.

Em 1926, Chen e Schmidt estudaram a efedrina, precursora das actuais anfetaminas de produção sintética.

A partir de 1930, começaram os ensaios clínicos, que tiveram um grande impulso no ano de 1938 com a comercialização da metanfetaminas.

A Segunda Guerra Mundial, popularizou a sua utilização em países como a Suécia e o Reino Unido, enquanto em outros, como a Alemanha, foram impostas muitas restrições.

Ainda durante a Segunda Guerra Mundial foram administradas anfetaminas aos soldados de forma intensa. Pretendia-se:

  • combater a fadiga
  • reforçar a resistência
  • elevar a moral
  • manter o estado de alerta

Finda a guerra, as consequências desse consumo tornaram-se evidentes. Iniciaram-se as tentativas de restrição (por exemplo no Japão), enquanto que outros países adotaram políticas de tolerância.

Na década de 50, os militares norte-americanos, em serviço no Japão e Coreia começaram a utilizar uma mistura injetável de anfetaminas e heroína, à qual se chamou speedball.

Nos anos 60, verificou-se um aumento no consumo de anfetaminas, as quais, apesar de serem produzidas de forma legal, eram obtidas para consumo através de meios ilícitos. Isto é, as pessoas não adquiriam esta substância através de prescrição médica mas sim no mercado negro.

Nos anos 70, começaram a ser muito procuradas pelos estudantes no sentido de ficarem mais tempo acordados para estudarem e assim aumentarem o seu rendimento escolar. Nessa altura, surgem os chamados speed-freeks  (jovens que ficavam vários dias acordados sob o efeito de anfetaminas, mas com um aspecto debilitado devido à redução de apetite).

A Convenção de Viena, em 1971, marcou o aumento do controlo das anfetamina, sendo retirados do mercado os produtos farmacêuticos que continham anfetaminas.

Na Europa:

  • A "dance culture" conduziu ao aumento do consumo de anfetaminas.
Voltar