Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

História e legislação

:

detalhe

História e legislação
  • A-
  • A
  • A+
HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO
A HISTÓRIA DO GHB19/12/2018
GHB

O Ácido gama-hidroxibutírico (GHB) é uma droga depressora do Sistema Nervoso Central (SNC).

Na década de 60, um investigador francês produziu o GHB com o potencial anestésico, mas foi rejeitado devido aos seus efeitos secundários indesejáveis. Quase simultaneamente, em 1963, descobriu-se que GHB é uma substância produzida pelo cérebro...

 

A primeira utilização médica foi em situações de aplicação de anestesia por via intravenosa. O seu uso era limitado, porque provocava uma elevada frequência de vómitos e apoplexia.

Na década de 70, o GHB foi aconselhado para o tratamento do sono.

Nos anos 80, foi muito utilizado como suplemento dietético por culturistas, devido à capacidadedesta substância aumentar os músculos do corpo.

No final desta década e início da década de 90, o GHB foi utilizado no tratamento da dependência do álcool e síndrome de abstinência de opiáceos.

Em 1991, a Food Drug Administration (FDA) retirou o GHB do mercado devido ao aumento de casos de abuso e de reacções tóxicas por utilização desta droga.

A partir de 1997, o GHB começou a ser conhecido como uma droga de violação sexual, isto porque pode existir:

  • uma perda de controlo;
  • desorientação;
  • relaxamento muscular.

Assim, a pessoa torna-se mais vulnerável a agressões e abusos, o que não significa que estes comportamentos apareçam sempre que alguém consome GHB.

Voltar