Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Substâncias Psicoativas

:

detalhe

Substâncias Psicoativas
  • A-
  • A
  • A+
COGUMELOS MÁGICOS
Histórico

cogumelos_1.jpgHá dezenas de espécies de cogumelos mágicos com efeitos alucinogénios ou psicadélicos.

Podem dividir-se em dois grupos:

- Os que contêm a psilocibina ou a psilocina como substância psicoativa;
- Os que contêm muscarina, como o Amanita muscaria.
 
Existe ainda um terceiro grupo, que parasita algumas espécies vegetais, conhecido como a cravagem do centeio, precursor do LSD, substância sintética abordada noutro local.
A distribuição dos cogumelos é generalizada por todo o mundo, nomeadamente na Europa. É fácil confundir os chamados cogumelos mágicos com outras espécies não alucinogénias, nomeadamente algumas venenosas. Uma parte dos cogumelos mágicos consumidos com intuitos recreativos é proveniente de cultivo próprio para esse fim.
 
Os cogumelos mágicos são usados desde há milhares de anos, por populações nativas da América Central e América do Sul; no Sahara; na Sibéria; na Europa do Norte e eventualmente na Ásia em cerimoniais religiosas e culturais. Os primeiros registos europeus sobre a psilocibina datam do séc. XVI.
A substância foi isolada nos anos 60 do séc. XX, tendo sido, desde aí, usada com fins recreativos, muitas vezes ligada ao Movimento Hippie e a experiências mais ou menos místicas, que procuravam estados alterados da consciência.
Voltar