Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Substâncias Psicoativas

:

detalhe

Substâncias Psicoativas
  • A-
  • A
  • A+
XANTINAS
Histórico

xantinas1.jpg
São um grupo de substâncias que potenciam, em maior ou menor grau, as diferentes ações do Sistema Nervoso Central.

 
Os três alcaloides principais são a Cafeína, a Teofilina e a Teobromina, que se encontram, respetivamente, no café, nas folhas de chá e no cacau. Encontram-se também noutras bebidas, como nas colas e em muitos medicamentos analgésicos, anti-histamínicos, etc.
 
A popularidade de que gozam as bebidas que contêm algum tipo de Xantina, deve-se à crença popular de que possuíam efeitos estimulantes e que eram inibidoras do sono e da fadiga.
 
 
O Café é produzido de uma planta do género Coffea L., que tem mais de 60 espécies, das quais a mais popular é a Coffea Arabica L. (constitui 80% da produção mundial). New Picture (27).png
 
Esta tem desenvolvido diversas mutações e variedades para se adaptar às condições geográficas e ambientais das áreas produtoras.
 
 
 
É originária do Iémen, ou talvez da Etiópia, e a sua descoberta deve-se a um pastor que observou que as suas cabras se excitavam e davam saltos depois de comerem o fruto de uma planta coffea.
 
Nos séculos XIV e XV, estendeu-se por todo o mundo islâmico e pela Europa a partir do século XVI, devido às relações comerciais com o império turco. Por este motivo, a primeira expansão centrou-se nos países do mediterrâneo e nos do centro da Europa que tinham fronteiras com a Turquia, enquanto a Inglaterra, a Rússia, a Turquia e a Europa do norte optavam pelo chá. 
 
 
xantinas2.jpg
O seu cultivo nas colónias americanas generalizou a sua utilização e hoje está difundido por todo o mundo.
 
O Chá procede da chamada Camellia Sinensis ou Thea Sinensis, uma pequena árvore de folha perene que pertence à família das Teáceas; foi cultivado primeiro na China e mais tarde na Índia sob o controlo do império britânico.
 
 O Cacau obtém-se das sementes secas do Theobroma Cacau.
Voltar