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 Addiction Journal

 
Magazine No.: 2/2006
TRANCE, HOUSE E TECHNO. UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS DAS SUBCULTURAS.

Victor Silva

RESUMO
Em artigo anterior (Silva, 2005), descrevemos brevemente os três grupos principais da “Dance Music” em Portugal. Voltamos neste artigo ao mesmo objecto, propondo uma grelha de análise teórica dos mesmos, baseada nas teorias das subculturas. Descreveremos os pressupostos teóricos de algumas conceptualizações das subculturas discutindo ainda, para cada um dos três grupos em análise, a forma como poderão ser vistos como subculturas ou não. Cada um deles poder-se-á considerar uma subcultura, se bem que de formas diferentes.
Palavras-chave: Trance; House; Techno; Dance music; Drogas; Subcultura das drogas.


RÉSUMÉ
Dans un article précédent (Silva, 2005), nous avons décrit brièvement les trois principaux groupes de la «Dance Music» au Portugal. Nous revenons au même objet de recherche, proposant une grille théorique d’analyse, basée sur les théories de subcultures. Nous décrirons les acceptations théoriques de certaines des conceptualisations au sujet des subcultures, discutant, pour chacun des trois groupes, la manière comme ils peuvent être vus comme des subcultures ou pas. Chacun dês groupes peut être considéré une subculture, bien que de différentes manières.
Mots-clé: Trance; House; Techno; Dance music; Subculture de la drogue.


ABSTRACT
In a previous article (Silva, 2005), we described briefly “Dance Music’s” most important groups in Portugal. We return to the same research object, proposing a theoretical analysis grid, based upon the subculture theories. We will describe the theoretic assumptions of some of the conceptualizations about subcultures, discussing, for each group, the way they can be seen as subcultures or not. Each of the groups can be considered a subculture, although in different ways.
Keywords: Trance; House; Techno; Dance music; Drugs subculture.


2006_02_TXT2.pdf
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