Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

Notícias

SICAD
  • A-
  • A
  • A+
NOTÍCIAS
  • Formação sobre “Eu e os Outros” concluída4/12/2019
    imagem da formação eu e os outros

    ​A segunda parte da ação formativa sobre o programa “Eu e os Outros” decorreu no dia 2 de dezembro, nas instalações do SICAD, em Lisboa. Com esta sessão, após a realizada em 7 de outubro no mesmo local, concluiu-se a formação de reciclagem aos técnicos de apoio, que tiveram oportunidade de trabalhar várias vertentes deste programa de prevenção, nomeadamente, o seu conteúdo.

    Carla Frazão, técnica da área de prevenção da DICAD de Lisboa e Vale do Tejo, que acompanha este programa desde 2008, afirmou ser muito gratificante porque permitiu “ver o evolutivo e a dinâmica deste programa, atendendo às mudanças da vida e aos novos desafios dos jovens, permitindo chegar a estes e aos professores de forma mais atual”. Considerou, igualmente, esta  reciclagem “uma mais-valia, pois juntou-nos todos a nível nacional, possibilitando o reencontro e a partilha com os colegas”. Para esta técnica as perspetivas futuras são boas, devido ao salto que houve, na atualização das personagens e das histórias, o que dá um novo impulso a esta nova fase de aplicação do programa.

    O Eu e os Outros é um programa de prevenção universal dos problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas. Nele, as substâncias são abordadas de uma forma integrada com outras temáticas ligadas ao dia-a-dia dos adolescentes. Foi criado em 2006 por uma equipa técnica do Instituto da Droga e Toxicodependência com o apoio de parceiros de diferentes áreas e sectores e é coordenado nacionalmente pelo SICAD com o apoio/parceria regional das Administrações Regionais de Saúde.

    Imagem de participante no curso Eu e o Outros 

  • ​Consulta pública para avaliação da Estratégia da União Europeia em matéria de Drogas (2013-2020) e do respetivo Plano de Ação 2017-202029/11/2019

    Está aberta a consulta pública para avaliação da Estratégia da UE em matéria de Drogas e do respetivo Plano de Ação 2017 -2020. Todos os stakeholders nacionais estão convidados a participar nesta consulta, que decorrerá até 4 de fevereiro próximo

    A Estratégia da UE em matéria de Drogas fornece o quadro político e as prioridades de ação no domínio das políticas de drogas para o período  2013-2020. Uma amostra representativa das respostas à consulta pública entre os Estados-Membros e as partes interessadas é essencial para uma avaliação bem-sucedida da Estratégia, bem como para elaborar orientações para o futuro. 

    O contributo para esta consulta pública poderá ser realizado através do preenchimento de um questionário on-line, disponível em português no seguinte link:  

    https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/EUDrugsStrategy-Evaluation

    Ao aceder ao link de consulta pública, terá de criar uma “EU login account”, caso ainda não a tenha, o que permitirá “guardar” as suas respostas e voltar posteriormente para finalizar e enviar a sua contribuição. 

    Links relevantes para a consulta pública:

    Direct link to the Public Consultation

    More information on the Public Consultation

     About the evaluation

    EU Drugs Strategy (2013-20)

    EU Action Plan on Drugs (2017-20)

           

    A consulta pública está disponível até 4 de fevereiro de 2020.

  • ​Formação “Uso Recreativo de Canábis” decorreu no SICAD27/11/2019
    imagem da formação canábis

    “Discutir de forma mais aprofundada um assunto que está na ordem do dia” foi o que motivou Ana Branco, do CRI do Ribatejo a participar nesta formação, realçando ainda que “os momentos de networking são, igualmente, importantes já que criam redes que podem vir a ser úteis em termos de ajuda profissional no futuro.”.

    Durante dois dias (25 e 26 de novembro), a sala de formação do SICAD recebeu 21 formandos que abordaram temas relacionados com o uso recreativo de canábis com o objetivo refletir aprofundadamente sobre a definição de canábis na sua dimensão político-legal e sociocultural, identificar padrões de consumo, uso e efeitos, e ainda sobre os aspetos clínicos e abordagens terapêuticas a consumidores com diagnóstico de risco moderado e grave.

     


    As formadoras desta ação promovida pelo SICAD foram Olga Souza Cruz, Rute Gomes e Neide Urbano.

    imagem da formadora   

  • "EU Drug Markets Report 2019" já está disponível26/11/2019
    imagem do relatório EU Drug Markets 2019

    ​Hoje, 26-11-2019,  foi divulgado o relatório “EU Drug Markets Report“ elaborado em conjunto  pelo OEDT e pela Europol.

    A análise apresentada neste relatório abrange vários tópicos, como os vínculos entre drogas e outros crimes, a economia lícita e a sociedade em geral, bem como os processos e pessoas envolvidas no comércio, na produção e no tráfico de distribuição.

    Adotando uma abordagem baseada em evidências, o relatório analisa os mercados de heroína, cocaína, cannabis, anfetamina, metanfetamina, MDMA e novas substâncias psicoativas.

    Também fornece pontos de ação para informar o desenvolvimento de políticas a nível nacional e da UE.

    Este relatório é uma referência essencial para quem procura informações e análises atualizadas sobre os mercados de droga na Europa.

    Disponível aqui

  • Global Drug Survey 202026/11/2019
    imagem do questionário da Global drug survey 2020

    Foi lançado, ontem, em Portugal o questionário online sobre drogas,  Global Drug Survey 2020, que estará disponível para preenchimento até dia 30 de dezembro.

     "Este é o maior questionário online sobre drogas, está traduzido em 16 línguas e é implementado em mais de 30 países.

    Este ano, para além das secções sobre padrões de consumo de várias drogas, o GDS vai explorar áreas emergentes como o uso de canábis medicinal e CBD, o uso de substâncias psicadélicos para fins terapêuticos, mas também aprofundar a relação entre álcool e arrependimento, a forma como as pessoas doseiam e redoseiam MDMA numa mesma ocasião e critérios valorizados para a promoção de uma noite segura.

    Os dados serão conhecidos em maio 2020." 

    Disponível em:

    https://www.globaldrugsurvey.world/s3/Global-Drug-Survey-2020-language-selection-Launch-Version

     

  • Técnicos das CDT reuniram no SICAD25/11/2019
    imagem da reunião com as cdts

    Decorreu no dia 22 de novembro, nas instalações do SICAD em Lisboa, uma reunião com todos os técnicos das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT), com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, no âmbito da promoção de intervenções de qualidade em dissuasão. 

    Organizado pela Equipa Multidisciplinar para a Coordenação da Área da Dissuasão, do SICAD,  o encontro foi um momento de reflexão e partilha de experiências, sobre a abordagem ao cidadão/indiciado.



    imagem da reunião com as cdt

  • 85ª Reunião de Correspondentes Permanentes do Grupo Pompidou21/11/2019
    imagem da reunião do Grupo Pompidou

    ​João Goulão, Coordenador Nacional para os problemas da Droga, da Toxicodependência e do Uso Nocivo do Álcool, presidiu à 85ª Reunião de Correspondentes Permanentes do Grupo Pompidou, que teve lugar nos dias 20 e 21 de Novembro, em Estrasburgo. Contando com a participação de 36 países, a reunião centrou-se na revisão do mandato, procedimentos e métodos de trabalho, a fim de refletir mais adequadamente a evolução atual da política de drogas e os desafios nacionais e internacionais.

    Esta discussão decorre da Conferência Ministerial realizada em novembro de 2018, que elegeu Portugal como Presidente para o período 2019-2022, sendo parte integrante do Programa de Trabalho para 2019-2022.

    Relevamos, ainda, o debate realizado sobre dois relatórios elaborados pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa sobre: “Drug policy and Human Rights in Europe: a baseline study” e “Involuntary addictions to prescription medicines”.

    Os Correspondentes Permanentes são nomeados por cada país membro do Grupo Pompidou e reúnem-se em sessão plenária, duas vezes por ano, em Estrasburgo. As reuniões constituem um fórum de debate e troca de informações sobre a evolução recente das políticas em matéria de droga e acompanham a implementação do programa de trabalho quadrienal.

  • Colóquio nos Açores sobre os 20 Anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga21/11/2019
    imagem do colóquio dos  20 anos da ENLCD nos Açores

    ​Decorreu, no dia 20 de novembro, o último colóquio regional sobre os 20 Anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga (ENLCD) que teve lugar no Laboratório Regional de Engenharia, em Ponta Delgada.

    Em resposta ao desafio do SICAD, a Direção Regional de Saúde dos Açores associou-se às comemorações e promoveu um espaço de informação e debate semelhante aos já ocorridos no continente.

    A sessão foi aberta pela secretária regional da Saúde, Teresa Luciano e, no  primeiro painel dedicado à operacionalização da ENLCD, marcaram presença Raúl de Melo e Graça Vilar, técnico e diretora de Serviços de Planeamento e Intervenção do SICAD, respetivamente.

    O segundo painel focou-se no olhar da Comunicação Social sobre a ENLCD e contou com a participação de Sérgio Oliveira, diretor da revista Dependências.

    Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD encerrou o colóquio focando-se no Futuro.

    Foi desta forma que terminaram as comemorações dos 20 anos da ENLCD que, ao longo de 2019, incluíram a realização de quatro colóquios programados pelo SICAD, de um dossier temático que pode ser visto em www.sica​d.pt, da exposição cronológica sobre os CAD: Construímos Caminhos  e de uma festa comemorativa no Jardim do Arco do Cego, em Lisboa. 

  • 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança 20/11/2019
    imagem dos 30 anos da Convenção sobre os direitos das crianças

    ​Comemoram-se hoje – 20 de novembro – os 30 anos da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

    A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

    O seu 33º artigo, diretamente relacionado com o nosso trabalho, diz: Os Estados Partes adotam todas as medidas adequadas, incluindo medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas para proteger as crianças contra o consumo ilícito de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas, tais como definidos nas convenções internacionais aplicáveis, e para prevenir a utilização de crianças na produção e no tráfico ilícitos de tais substâncias.
     
    O SICAD não poderia ficar alheio à data e assinala-a recordando-a e marcando presença no 7º Seminário “Os comportamentos Aditivos na Adolescência”, que tem lugar amanhã, dia 21 de novembro, em Fronteira, com organização da Comissão de Proteção Crianças e Jovens local.

    No mesmo âmbito, estamos a elaborar um documento técnico-normativo: “Linhas de Orientação Técnica: Intervenção em Crianças e Jovens com  Processos de Promoção e Proteção no Âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências” que conta com vários contributos de profissionais do sistema de promoção e proteção à infância e juventude, profissionais da área da saúde e de entidades dos comportamentos aditivos e das dependências, reunindo informações e estratégias de intervenção específicas para esta população.​ 

  • 25ª reunião da Rede MedNET do Grupo Pompidou do Conselho da Europa20/11/2019
    imagem da reunião

    A  25ª reunião da Rede MedNET do Grupo Pompidou do Conselho da Europa, teve lugar nos dias 18 e 19 de novembro 2019, em Estrasburgo e foi assinalada pela passagem de testemunho da Presidência cessante (Itália) à nova Presidência da rede MedNET, a Tunísia, bem como a adoção do relatório de atividades de 2019 e do programa de trabalho para 2020. Teve ainda lugar um debate sobre “Drug users’ human rights in the MedNET countries: current situation, challenges and future”, na sequência do qual será elaborado um documento sobre o tema. 

    O SICAD participa nesta Rede contribuindo com a partilha de informação e conhecimento da política portuguesa para os comportamentos aditivos e as dependências. De referir que enquanto contribuição financeira voluntária para a rede MedNET, o SICAD disponibilizou a inscrição de um delegado por país membro da Rede na Conferência Lisbon Addictions 2019, realizada em Lisboa de 23 a 25 de outubro de 2019. 

    A Rede MedNet do Grupo Pompidou do Conselho da Europa é uma rede que reúne países da bacia mediterrânica para promover a cooperação em matéria de droga e toxicodependências e o intercâmbio e a transferência mútua de conhecimentos e experiências (Norte-Sul e Sul-Sul). 

    O SICAD esteve representado pela Chefe de Divisão de Relações Internacionais do SICAD e Correspondente Permanente do Grupo Pompidou, Ana Sofia Santos. 

  • Secretário de Estado da Saúde visitou o SICAD19/11/2019
    imagem da visita do Secretário de Estado da Saúde ao SICAD

    O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências recebeu, ontem à tarde, o Senhor Secretário de Estado da Saúde, António Sales, que teve a oportunidade de visitar as diversas áreas do SICAD, conhecer os profissionais e reunir-se com a Direção e com os dirigentes, permitindo-lhe assim, um conhecimento mais próximo e direto, sobre a operacionalização das atribuições do Serviço.

     ​



     imagem da visita do secretário de estado da saúde ao sicad imagem da visita do secretário de estado da saúde ao sicad imagem da visita do secretário de estado da saúde ao sicad imagem da visita do secretário de estado da saúde ao sicad    

  • ​20 anos de ENLCD – colóquios regionais decorrem em Viseu e Braga13/11/2019

    Decorreram nos dias 12 e 13 de novembro, nas cidades de Viseu e Braga respetivamente, dois colóquios sobre os 20 anos da ENLCD.

    As CDT da zona Centro (Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria e Castelo Branco) organizaram conjuntamente o evento que decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e que contou com a presença, entre outros, de João Goulão, Manuel Cardoso, Joaquim Rodrigues e Carlos Poiares.

    Respeitando o modelo repetido durante todas as comemorações tiveram lugar dois painéis de discussão e uma sessão de encerramento. O evento terminou com a atuação da Viriatuna – Tuna da Associação Académica da Escola Superior de Saúde de Viseu.

    Na manhã de dia 13, no auditório da Escola de Engenharia do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, decorreu o colóquio promovido pelas CDT da zona Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real).

    O diretor-geral do SICAD, assim como o subdiretor-geral, marcaram novamente presença sendo, desta vez, acompanhados por personalidades como Cândido da Agra e Júlio Machado Vaz, ambos integrantes da então denominada Comissão para a ENLCD que daria origem à mudança de paradigma face ao uso de drogas em Portugal e que é hoje reconhecida internacionalmente. 

    As comemorações dos 20 anos da ENLCD terminam no próximo dia 20 de novembro, com a realização do último colóquio regional, nos Açores.

     jr.jpggj.jpg
    mc.jpg​ 14.jpg 

  • ​Ações Formativas DEEP SEAS decorrem em Aveiro e Leiria13/11/2019
    imagem da formação

    Estão em curso as ações formativas relativas ao projeto DEEP SEAS que decorrem em Aveiro e Leiria durante os meses de novembro e dezembro.

    DEEP SEAS é um projeto financiado pela Comissão Europeia que visa apoiar os Estados Membros na definição de prioridades na linha da estratégia da UE sobre o consumo nocivo de álcool, sendo o SICAD, em estreita articulação com a ARSCentro, responsável pela implementação de um projeto piloto, na Região Centro, no âmbito dos Cuidados Primários e das Intervenções Breves.

    Esta iniciativa surgiu no seguimento da ação comum - Joint Action on Reducing Alcohol Related Harm – RARHA que o SICAD coordenou de 2014 a 2016.

  • Delegação da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos do Parlamento Europeu, visita o OEDT12/11/2019
    imagem da visita da delegação da CLCJAI

    No âmbito da visita ao Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência de uma delegação da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu, o Sub-Diretor Geral do SICAD, Dr. Manuel Cardoso efetuou, no dia 31 de outubro, uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo SICAD quer enquanto Ponto Focal Nacional junto do OEDT, quer em outras áreas de colaboração conjunta, identificando exemplos concretos.​

  • Divulgação de publicação 8/11/2019
    imagem da publicação jogo com mais saúde: para uma política de jogo responsável

    SICAD desenvolveu mais uma publicação na área dos comportamentos aditivos sem substância “Jogo com mais Saúde: Para uma política de jogo responsável”. 

    Este documento visa oferecer  um enquadramento concetual sobre o Jogo Responsável, tendo sido elaborado sob um ponto de vista da saúde pública, salientando os ganhos em saúde que podem decorrer da implementação de políticas e intervenções específicas neste domínio.

  • Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do ME renova acreditação ao SICAD8/11/2019

    O SICAD tem entre as suas atribuições Promover a formação no domínio das substâncias psicoativas, dos comportamentos aditivos e das dependências, tendo em vista qualificar os profissionais e os serviços no apoio aos cidadãos e às comunidades.

    Reconhecido como entidade formadora acreditada, o SICAD viu renovada a sua acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua do Ministério da Educação.
  • João Goulão participa em conferência organizada pelo Grupo Pompidou 7/11/2019
    imagem da conferência

    Realizou-se nos dias 30 e 31 de outubro, na cidade do México, a conferência Cooperação Internacional para o alinhamento das políticas de droga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", organizada pelo Grupo Pompidou e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do México.

    João Goulão, Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, da Toxicodependência e do Uso Nocivo do Álcool, participou no evento na qualidade de representante da presidência Portuguesa do Grupo Pompidou do Conselho da Europa para o período 2019-2022, tendo apresentado uma comunicação subordinada ao tema “Human and sustainable drug policies”, que é também o tema do programa de trabalho do Grupo Pompidou. 

  • Formação SICAD31/10/2019

    Durante o mês de outubro, o SICAD promoveu quatro ações de formação sobre Comportamentos aditivos e Dependências: Instrumentos de Rastreio, que teve como objetivo dotar os profissionais de competências operacionais para a aplicação de instrumentos de rastreio e avaliação; Competências dos Interventores em RRMD em CAD, que se propôs capacitar os profissionais para a intervenção em RRMD, tendo em consideração a multiplicidade de metodologias e contextos envolvidos; Inovação e Pragmatismo em RRMD, destinada a proporcionar um campo de reflexão sobre a importância e a necessidade de novas respostas na área da redução de riscos e minimização de danos e Questões do Consumo de Álcool em Contexto Noturno, que se propôs a dotar os profissionais de estabelecimentos e espaços noturnos de conhecimentos teórico-práticos em matéria do consumo de álcool, permitindo-lhes desenvolver competências  pessoais e sociais na prevenção e na atuação rápida em situações de risco de consumo excessivo de álcool, em contexto noturno.

    Estas ações de formação tiveram lugar no SICAD e reuniram no total cerca de 66 participantes, ao longo de 42 horas de aprendizagem, com um volume formativo de 2.772 horas. 

    O painel de formadores contou com a presença de Graça Vilar (SICAD), Domingos Duran (SICAD), João Domingues (SICAD), Carlos Cleto (SICAD), Cristiana Pires (Associação Kosmicare) e Ricardo Fuertes (CML).

     instrumentos _rastreio.jpg inovação_pragmatismo.jpg contexto noturno.jpgCOMPETENCIAS INTERVENTORES.jpg

  • Lisbon Addictions 201929/10/2019

    A Lisbon Addictions 2019, 3ª Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências, teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

    Durante três dias, foram realizadas cerca de 850 apresentações distribuídas por 150 sessões que foram desde plenários, big debates, workshops e visitas guiadas a e-posters.

    Mais de 20 peritos e profissionais de renome internacional contribuíram com o seu conhecimento como oradores principais ou participando em painéis com os seguintes temas: Canábis, opiáceos, álcool, dependência de écran, tabaco e novas substâncias psicoativas.
     
    O SICAD, além de coorganizador juntamente com o EMCDDA, o jornal científico Addiction/Sociedade para o Estudo das Adições (Addiction/SSA); e a Sociedade Internacional de Editores de publicações sobre Adições (ISAJE), contribuiu com várias apresentações a cargo de alguns técnicos, inclusivamente pelo diretor-geral,Joao Goulão, que presidiu a uma sessão sobre direitos humanos.
     
    Uma das novidades desta edição foram  os big debates que abordaram  os temas do momento, no final de cada dia da conferência e que tiveram sempre muita afluência.
     
    A Sessão de encerramento esteve a cargo do subdiretor-geral do SICAD, Manuel Cardoso, que expressou algumas palavras de agradecimento e marcou a data da próxima edição da Lisbon Addictions para os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021, subordinada ao tema Global Addictions. 
     
    joão goulão.JPGfoto Lisbon Addictions19lancet.JPGfoto Lisbon Addictions19foto Lisbon Addictions19foto Lisbon Addictions19foto Lisbon Addictions19foto Lisbon Addictions19foto Lisbon Addictions19
  • SICAD na Feira da Saúde e Bem-Estar 17/10/2019

    ​O SICAD esteve presente na Feira da Saúde e Bem-Estar que decorreu nos dias 9 e 10 de Outubro, no Jardim Botânico da Ajuda. Com o lema “para uma vida mais saudávelfoi programado um conjunto de iniciativas, com destaque para o espaço dedicado às MEDtalks que reuniu profissionais de diferentes áreas da saúde numa conversa informal e que contou com a participação da Assessora da Coordenação Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool,  Teresa Caeiro.

    feira_1.JPG med_1.JPG med_2.JPG





  • Comemorações dos 20 anos da ENLCD em Viseu e Braga16/10/2019

    As comemorações dos 20 anos da ENLCD chegarão, brevemente, a outros pontos do país. Viseu e Braga são os próximos destinos, já nos dias 12 e 13 de novembro.

    Divulgamos os respetivos programas, chamando a atenção para a necessidade de inscrição prévia (gratauita) na sessão de Braga.

    Encorajamos todos os interessados a fazê-la o mais brevemente possível. 

     

    Programa_20anos_ENLCD_Braga.pdf Programa 20 anos ENLCD_Viseu.pdf
  • 20 anos da ENLCD assinalados em Setúbal14/10/2019

    O programa das comemorações dos 20 anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga prosseguiu em Setúbal, dia 9 de outubro, com a realização do primeiro colóquio regional, dum conjunto de quatro previstos.

    Com uma centena de participantes, contou com a presença de parceiros com responsabilidades locais nos territórios abrangidos e dos profissionais envolvidos no desenvolvimento de respostas integradas às necessidades dos cidadão, famílias e comunidades.

    O Diretor-Geral do SICAD, João Goulão, integrou o painel “ENLCD do Humanismo ao Pragmatismo”, no qual marcaram também presença os recentes reeleitos deputados na nação Alexandre Quintanilha e Elza Pais. O Subdiretor-Geral, Manuel Cardoso, refletiu sobre o futuro, abordando a ENLCD entre desafios e oportunidades.
     
    Modelo Português, uma Estratégia de Intervenção Integrada” foi o tema do painel, onde foi dada voz aos intervenientes no terreno, que relataram as suas experiências nestes últimos 20 anos.
     
    Organizado pelas Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro, a este colóquio seguem-se outros três, que decorrerão em novembro, em Viseu, em Braga e em S. Miguel.
     
    imagem dos 20 anos da ENLCD assinalados em Setúbal imagem dos 20 anos da ENLCD assinalados em Setúbalimagem dos 20 anos da ENLCD assinalados em Setúbal imagem dos 20 anos da ENLCD assinalados em Setúbal
  • SICAD faz formação nos Açores 10/10/2019

    O SICAD organizou em parceria com a Secretaria Regional da Saúde dos Açores, uma ação de formação sobre Comportamentos Aditivos e Dependências, com dois módulos: "Comportamentos Aditivos e Dependências: Modelos de Tratamento, Reinserção e RRMD” e  "Intervenção Precoce e Instrumentos de Rastreio/Intervenções Preventivas em CAD”, que contou com a participação dos formadores Graça Vilar, Diretora de Serviços de Planeamento e Intervenção e Raúl Melo, Técnico Superior, ambos do SICAD. 

    A ação de formação decorreu nos Açores, de 1 a 4 de outubro, nas instalações da Secretaria Regional da Saúde – Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, para um total de 52 formandos oriundos das áreas social e da saúde. 
     
    imagem da formação nos Açores Imagem da formação dos Açores
     
  • Diretor-Geral do SICAD encerra Encontro das Taipas8/10/2019
    imagem do encontro das taipas

    O SICAD marcou presença no XXXII Encontro das Taipas, que decorreu em Lisboa, nos dias 3 e 4 de outubro. João Goulão, na sua intervenção na sessão de encerramento, considerou este evento como “um momento único de encontros, partilha, atualização de conhecimentos mas, sobretudo, de troca de afetos”.

    Lamentando o atraso nas  decisões relativas ao desenho do dispositivo relativo aos Comportamentos Aditivos e Dependências referiu o Jogo, os Écrans, os Estimulantes, o assegurar da melhor qualidade de vida possível aos heroinómanos de longa data com patologias ligadas ao uso e à idade, como alguns dos desafios atuais, que requerem trabalho conjunto, discussão e massa crítica para o delinear de estratégias. 
  • Reunião sobre a Estratégia Global da OMS, para reduzir o consumo nocivo de álcool4/10/2019
    imagem da Reunião sobre a Estratégia Global da OMS

    Realizou-se em Praga, nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, a Consulta regional sobre a aplicação da Estratégia Global da OMS para reduzir o consumo nocivo de álcool e implementar o respetivo Plano de Ação Europeu (2012-2020). Os representantes dos Estados Membros debateram os progressos realizados na redução do consumo nocivo de álcool na região europeia da OMS.

    A representação de Portugal esteve a cargo de  Manuel Cardoso, subdiretor-geral do SICAD, que efetuou uma apresentação intitulada “the WHO Global strategy to reduce the harmful use of alcohol and the European action plan to reduce the harmful use of alcohol January 2019: different scopes, shared implementation challenges”, abordando a  forma adequada e completa como a Estratégia Global foi transposta para o Plano de Ação da Região Europa. Defendeu a continuidade da validade de ambos os documentos e de uma abordagem integrada e global das respostas ao problema, ainda que possam e devam ser realçadas as necessidades de intervenção em algumas áreas específicas. 

  • 12ª Reunião Anual do Grupo de Peritos sobre a Prevenção do Desvio de Precursores Drogas3/10/2019
    imagem da 12ª Reunião Anual do Grupo de Peritos sobre a Prevenção do Desvio de Precursores Drogas

    Decorreu em Lisboa, a 12ª Reunião Anual do Grupo de Peritos sobre a Prevenção do Desvio de Precursores Drogas. João Goulão, diretor-geral do SICAD, participou na sessão de abertura na qualidade de Coordenador Nacional para os problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool e de Presidente do Grupo Pompidou do Conselho da Europa. 

    Esta reunião teve lugar entre os dias 1 e 3 de outubro e contou com a participação de cerca de 90 representantes, oriundos de 31 países e 11 organizações internacionais. O seu objetivo foi partilhar boas práticas, promover a cooperação com a indústria e com a comunidade científica, criando condições para um contacto mais rápido e direto entre as agências e funcionários responsáveis pela aplicação da lei.
  • Reunião dos Coordenadores Nacionais Droga da UE1/10/2019
    imagem da reunião dos Coordenadores Nacionais de Droga

    O Diretor-Geral do SICAD, por inerência de funções também Coordenador Nacional para os problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool representou Portugal na Reunião dos Coordenadores Nacionais Droga, organizada pela Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia. A reunião realizada em Helsínquia, teve como tema principal melhorar a cooperação e coordenação da UE no contexto da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas e, assim, reafirmar o papel da UE no contexto internacional.

  • SICAD participa em Conferência Bi-Regional, em Montevideu1/10/2019
    Imagem da Conferência Bi-regional em Montevideu

    Realizou-se, nos dias 19 e 20 de setembro, em Montevideu, Uruguai, a Conferência Bi-Regional sobre a promoção da utilização de medidas alternativas à prisão.

    A Conferência foi organizada conjuntamente por três programas de cooperação regional da União Europeia (COPOLAD II, EL PAcCTO e EUROsociAL+) e contou com a participação de profissionais do setor da Justiça, do meio prisional e representantes institucionais de Alto Nível de diferentes países da América Latina, das Caraíbas e da Europa, com o objetivo de promover e sensibilizar para os benefícios das alternativas à prisão, reduzir a sobrelotação das prisões e facilitar os processos de reintegração social das pessoas condenadas.
     
    Manuel Cardoso, subdiretor geral do SICAD, apresentou “A prisão como última opção - a utilização de medidas alternativas para infrações menores”, dando a conhecer a abordagem integrada da política portuguesa, com particular enfoque na implementação da Lei da descriminalização e da abordagem dissuasora enquanto alternativa à prisão para os consumidores de  drogas. 
     
    vídeo da conferência: https://youtu.be/F4M-DNMF3uI

     

  • Curso sobre Abordagem Crianças e Jovens em Risco em CAD26/9/2019
    imagem do curso Curso sobre Abordagem Crianças e Jovens em Risco em CAD

    Decorreu, nos dias 25 e 26 de setembro, no SICAD, mais uma ação de formação desta vez sobre Abordagem Crianças e Jovens em Risco em CAD” que contou com 18 formandos e teve como objetivos dotar os profissionais de competências na intervenção com crianças cujos familiares tenham problemas de comportamentos aditivos e dependências. 

    Imagem do formando Roberto Correia O formando Roberto Correia (na foto), professor de português para estrangeiros e de inglês na formação e educação para adultos, no agrupamento de escolas Marquesa de Alorna, em Lisboa, espera desta formação adquirir e aprofundar conhecimentos, boas práticas e ferramentas que lhe permitam ter uma ação mais eficaz junto dos jovens em risco com os quais trabalha diariamente. Considera, ainda, que o pode ajudar no seu trabalho diário proporcionando um acompanhamento mais presente, identificando atempadamente algumas situações de risco e tornando mais célere o processo de sinalização e encaminhamento para apoio especializado.  
  • SICAD disponibiliza versão inglesa da brochura "O que deve saber"26/9/2019
    imagem da brochura "o que deve saber"

    Está disponível, desde hoje, no site SICAD, a  versão inglesa da brochura “O Que Deve Saber”.

    Trata-se de um suporte informativo dirigido, sobretudo, a públicos de nacionalidade estrangeira que visitam Portugal e que, assim, têm oportunidade de conhecer as diferentes fases do processo de contraordenação.  

    Desde a entrada em vigor da Lei nº 30/2000 passaram pelas CDT (Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência) mais de 109.000 consumidores de drogas, a maioria deles jovens.
     
    Cerca de 20% foram identificados como consumidores de alto risco ou dependentes e foram encaminhados para apoio especializado no tratamento da dependência.
    A maioria dos consumidores indiciados num processo por consumo não é dependente, no entanto, encontra-se numa situação de risco.
     
    A intervenção realizada pelas equipas das CDT pode fazer toda a diferença nas suas vidas, constituindo-se como uma oportunidade para fazerem escolhas informadas.

     

  • ​​20 Anos de ENLCD: Passado, Presente e Futuro19/9/2019

    No âmbito das comemorações dos 20 anos de ENLCD, que decorrem ao longo de 2019, as CDT (Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência) foram convidadas a organizar sessões temáticas regionais sobre o tema.

    A primeira sessão tem lugar no dia 09 de Outubro, em Setúbal, e é referente às regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Sul (CDT de Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro).
     
    Consulte o programa completo aqui.
     
    As sessões seguintes (Centro e Norte) decorrerão respetivamente em Viseu e Braga, nos dias 12 e 13 de novembro.  
     
    Entrada livre.
     
     
    Calendário: 
     
    Data ​ ​Hora Local​​
    9 de outubro 9:00h - 13:00h Cinema Charlot -  Auditório Municipal - Setúbal
    12 de novembro 14:00h - 17:00h Escola Superior de Tecnologia de Viseu - Viseu
    13 novembro 9:30h - 13:00h Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho - Braga
     

     

  • Curso sobre Contexto Familiar e CAD17/9/2019

    Decorreu ontem e hoje (dias 16 e 17 de setembro) a ação de formação Contexto Familiar e CAD, que teve lugar nas instalações do SICAD, em Lisboa.
    Esta ação formativa teve como objetivos sensibilizar os profissionais para a importância da família nos processos de desenvolvimento e autonomização dos indivíduos, nas idades mais jovens e nos processos de reabilitação.


     
      imagem do Curso sobre Contexto Familiar e CAD imagem do Curso sobre Contexto Familiar e CAD 

  • Relatório de Monitorização das Intervenções de Reinserção 201811/9/2019
    imagem da capa do Relatório de Monitorização das intervenções de Reinserção 2018

    ​A reinserção social de pessoas com comportamentos aditivos e dependências (CAD) está alicerçada na intervenção desenvolvida pelos técnicos de intervenção social das unidades locais das Administrações Regionais de Saúde (ARS). A reinserção, enquanto área de intervenção autónoma e específica em matéria de CAD, é alvo de monitorização e avaliação com periodicidade anual. 

    O presente Relatório de Monitorização das Intervenções de Reinserção, tem como objetivo apresentar a compilação e respetiva análise da informação registada ao longo do ano de 2018 no âmbito das intervenções de reinserção.
  • Curso sobre Questões de Género em CAD10/9/2019
    imagem do curso sobre Questões de Género em CAD

    Teve lugar hoje, durante todo o dia, a segunda edição do curso sobre Questões de Género em CAD, que decorreu nas instalações do SICAD, em Lisboa.

    Ministrado por Isabel Ponte, da ARSNorte/DICAD esta ação formativa teve como objetivos proporcionar um campo de reflexão sobre a importância e a necessidade de incorporar a promoção da igualdade de género, nas intervenções e investigações, em comportamentos aditivos e dependências.

  • Recomendações da DGS sobre as temperaturas elevadas6/9/2019
    imagem das altas temperaturas em Potugal


    De acordo com o IPMA, até ao dia 8 de setembro de 2019, em Portugal continental, a temperatura máxima do ar deverá manter-se elevada, com valores a variar entre 30 e 40°C na generalidade do território e, com a possibilidade de ocorrência de Onda de Calor para Setúbal, Lisboa e Santarém.

    Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.  
    Medidas Preventivas 
    Para se proteger dos efeitos do calor intenso na saúde mantenha-se informado, hidratado e fresco. 
     
    A Direção-Geral da Saúde recomenda:
     

    Beba água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, e evite o consumo de bebidas alcoólicas;

    • Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia;
    • Utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB;
    • Mantenha-se em ambientes frescos arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia;
    • Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas;
    • Utilize protetor solar, com fator igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina; 
    • Evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer no exterior;
    • Se trabalhar no exterior, hidrate-se frequentemente, proteja-se com roupa larga e chapéu e trabalhe acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência;
    • Escolha as horas de menor calor para viajar de carro e não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
    • Tenha especial atenção com os doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
    • Se está grávida modere a atividade física, evite a exposição direta ao sol e ingira frequentemente líquidos;
    • Assegure que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
    • Contacte e acompanhe os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
    • Se é doente crónico, ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas especificas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Atendimento do SNS: 808 24 24 24; 
    • No período de maior calor, corra as persianas ou portadas. Ao entardecer deixe que o ar circule pela casa;
    • Mantenha-se informado quanto às previsões meteorológicas e siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde;
    • Em caso de emergência ligue 112;

    Para mais informações ligue para o Centro de Contacto SNS 24: 808 24 24 24.

  • Oferta Formativa - 201923/8/2019

    Informamos que estão abertas inscrições para os cursos: "Contexto Familiar em CAD" e "Abordagem Crianças e Jovens em Risco em Famílias em CAD".

    Para mais informação consultar Oferta Formativa​.

  • Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no DDN– 2018, Regiões6/8/2019
    Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no DDN– 2018, Regiões
    Está já disponível o relatório "Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa  Nacional – 2018, Regiões" que analisa as diferentes regiões do país no que diz respeito ao uso de substâncias psicoativas e à utilização da Internet entre os jovens de 18 anos, a partir de um inquérito aplicado aos participantes no Dia da Defesa Nacional.  

    A análise realizada visa explorar as similitudes e as discrepâncias entre regiões, procurando identificar as principais tendências na evolução recente (seja face ao ano anterior, seja tendo em consideração o período 2015-2018) destes fenómenos no plano regional, complementando a análise nacional já publicada no relatório Comportamentos Aditivos aos 18 anos: Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional – 2018.

     
    Estudos disponíveis em: Estudos concluídos
     

     

  • Simpósio Internacional sobre drug checking 19/7/2019

    ​À margem da 3ª Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências, o OEDT, em colaboração com o SICAD, o Programa COPOLAD e a rede Trans European Drug Information (TEDI) estão a organizar um Simpósio Internacional sobre drug checking, o qual terá lugar na tarde de 22 de Outubro de 2019 (a partir das 14H00), no Centro de Congressos de Lisboa. 

    As inscrições são gratuitas, mas é necessário efetuar o registo on-line em: https://www.eventbrite.pt/e/international-symposium-on-drug-checking-side-event-at-lx-addictions-registration-64298078283
      
    Os lugares são limitados e serão alocados por ordem de chegada.
     
    Mais informação sobre o Simpósio disponível em: https://www.lisbonaddictions.eu/lisbon-addictions-2019
  • Formação Eu e os Outros nos Açores18/7/2019
    Eu e os Outros
    ​Decorreu entre 1 e 3 de julho a formação do Programa Eu e os Outros na Região Autónoma dos Açores dando, deste modo inicio a um novo ciclo na implementação do Programa nesta Região Autónoma. 
     
    Foram formados 20 profissionais, maioritariamente ligados à saúde escolar, que implementarão o programa em contexto dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ). 
     
    A parceria envolverá a progressiva capacitação da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências (DRPCD) para a coordenação regional do Programa sob supervisão do SICAD.
     
    Prevê-se que sejam abrangidos 800 jovens no decurso do ano letivo 2019/2020.
  • Presidente da República visitou o EMCDDA12/7/2019
    Presidente da República visitou o EMCDDA
    Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), no dia 10 de julho para tomar conhecimento do trabalho realizado pela agência europeia e das últimas  tendências e desenvolvimentos da situação da droga na Europa.  
    O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu um briefing do Diretor do EMCDDA, Alexis Goosdeel, sobre as principais conclusões do Relatório Europeu sobre Drogas 2019 e do Relatório sobre a Droga em Portugal, apresentados no dia 6 de Junho.
    Durante a visita, o Chefe de Estado encontrou-se com membros do pessoal da agência e inteirou-se sobre os seus projetos e principais desafios. O dr. João Goulão, representante de Portugal no Conselho de Administração do Observatório, também esteve presente no evento. 
    O SICAD, é o Ponto Focal Português, junto do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.
  • Reunião MedNET do Grupo Pompidou 10/7/2019
    O SICAD esteve presente na 24ª reunião da Rede MedNET do Grupo Pompidou do Conselho da Europa, realizada sob Presidência Italiana, no dia 25 de junho 2019, em Roma
     
    Esta reunião teve como principal objectivo a troca de informações e partilha de conhecimentos em matéria de projetos em desenvolvimento nos vários países da Rede MedNET. 
     
    O SICAD  apresentou o Plano de Ação para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências -  Horizonte 2020, bem como a legislação adoptada em 2018 e 2019 que regulamenta a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais.
     
    De referir que enquanto contribuição financeira voluntária para a rede MedNET, o SICAD disponibilizou a inscrição de um delegado por país membro da Rede na 3ª Conferência Lisbon Addictions 2019, a realizar em Lisboa de 23 a 25 de outubro de 2019.  
     
    A Rede MedNet do Grupo Pompidou do Conselho da Europa é uma rede que reúne países da bacia mediterrânica para promover a cooperação em matéria de droga e toxicodependências e o intercâmbio e a transferência mútua de conhecimentos e experiências (Norte-Sul e Sul-Sul).  
     
    O SICAD participa nesta Rede contribuindo com a partilha de informação e conhecimento da política portuguesa para os comportamentos aditivos e as dependências. Esta partilha de conhecimentos pode também traduzir-se na disponibilização de especialistas do SICAD para a organização ou participação em ações de formação, workshops e grupos de trabalho.
     
  • Delegação do Uzebequistão visita SICAD9/7/2019
    ​O SICAD recebeu a 19 de junho uma delegação do Uzbequistão, composta pelo Coordenador do National Centre for Drug Control e por um representante  do Ministério dos Negócios Estrangeiros que vieram a Lisboa conhecer a nossa política em matéria de CAD.
    A reunião de trabalho permitiu a troca de informação e de experiências sobre a situação e as políticas dos dois países e os participantes manifestaram grande interesse no modelo português, em especial no que se refere à implementação da Lei da Descriminalização e as respostas em termos de saúde pública e de redução da oferta.
    A visita a Portugal decorreu no âmbito do programa CADAP, programa da UE que apoia os governos da Ásia Central no reforço da capacidade das agências nacionais para lidar com o fenómeno da droga de forma abrangente, integrada e sustentada.
  • HONLEA – reunião decorreu em Lisboa 8/7/2019

    João Goulão, Coordenador Nacional para os problemas da droga, das toxicodependências e do uso nocivo do álcool, apresentou, na 13ª Reunião de Diretores de Agências Nacionais de Combate à Droga (HONLEA), a abordagem integrada aos problemas ligados às drogas que tem sido implementada em Portugal desde 1999 e da qual fazem parte ativa as diferentes autoridades nacionais com responsabilidades nestas matérias. A apresentação contemplou a aplicação da Lei da Descriminalização, reconhecida pelas Nações Unidas como uma boa prática.

    A 13ª reunião da HONLEA realizou-se em Lisboa entre os dias 2 e 5 de julho e foi coorganizada pelo Gabinete das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), com apoio da PJ, dos Ministérios da Justiça, dos Negócios Estrangeiros e da Saúde e do SICAD.

  • SICAD participou no “Second WHO Forum on Alcohol, Drugs and Addictive Behaviors”3/7/2019
    A Organização Mundial de Saúde organizou o “Second WHO Forum on Alcohol, Drugs and Addictive Behaviors”, em Genebra, nos dias 27 e 28 de junho. 
     
    O subdiretor-geral do SICAD, Manuel Cardoso e Graça Vilar, diretora dos Serviços de Planeamento e Intervenção, participaram nesta reunião com uma apresentação sobre o Modelo Português, “Integrated, Public Health Oriented Drug Policy in Portugal”.
     
    Esta reunião teve como objetivo principal, melhorar as ações de saúde pública nas áreas do álcool, drogas e comportamentos aditivos, fortalecendo parcerias e colaboração entre organizações, redes e instituições orientadas para a saúde pública na era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030).
     
  • ​Diretores das Agências nacionais de combate às drogas (HONLEA Europa), reúnem-se em Lisboa1/7/2019

    Diretores das Agências nacionais de combate às drogas (HONLEA Europa), reúnem-se em Lisboa para debater a situação atual em matéria de cooperação regional e sub-regional em matéria de drogas  

    A 13ª Reunião de Diretores das Agências nacionais de combate às drogas (HONLEA Europa) realiza-se em Lisboa, de 2 a 5 de julho, organizada pelo Gabinete das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), com apoio da PJ, dos Ministérios da Justiça, dos Negócios Estrangeiros e da Saúde e do SICAD. 
     
    A HONLEA Europa foi criada sob a égide do UNODC para, numa base bianual, permitir