Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PRELIMINARES DO "INQUÉRITO NACIONAL SOBRE COMPORTAMENTOS ADITIVOS EM MEIO PRISIONAL, 2014"26/6/2015
Hoje 26 de junho, foram apresentados à Comunicação Social os resultados preliminares do “Inquérito Nacional sobre Comportamentos Aditivos em Meio Prisional, 2014”.
Este inquérito, efetuado em outubro de 2014, foi promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), do Ministério da Saúde, em articulação com a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), do Ministério da Justiça, e realizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa.
 
Na sequência dos anteriormente realizados (2001 e 2007), com este inquérito pretende-se, para além da caracterização social da população reclusa, obter informação sobre o tipo de crimes cometidos, duração das penas e sua relação com consumos e dependências, bem como práticas, frequência e intensidade de consumos de drogas, dentro e fora da prisão. A realização periódica destes Inquéritos possibilita um aprofundado conhecimento da realidade com vista a uma melhor adequação das políticas e intervenções à especificidade deste contexto.
 
Nesta conferência estiveram presentes a Coordenadora da Equipa de Investigação do ISCSP, Profª Doutora Anália Torres, o Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Dr. Rui Sá Gomes, e o Diretor-Geral do SICAD, Dr. João Goulão. 
 
Sumário executivo_INCADMP.pdf
Voltar