Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
REUNIÃO SEMESTRAL DA REDE MEDNET – TUNES, TUNÍSIA, 19, 20 E 21 DE MAIO DE 201529/5/2015

A Rede MedNET, da iniciativa do Grupo Pompidou, é uma rede de cooperação e transferência de conhecimento Norte-Sul e Sul-Sul em matéria de políticas na área das drogas. Fazem parte desta Rede os seguintes países, França, a Itália, Portugal representado pelo SICAD, Malta, Chipre, Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Marrocos e Tunísia que trabalham em estreita articulação com o Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência.

A reunião plenária da Rede MedNET realiza-se semestralmente, alternadamente entre as instalações do Conselho da Europa e um dos países do Sul do Mediterrâneo. 
 
Esta reunião plenária tem como objetivo propor, discutir e aprovar o programa de trabalhos bianual, monitorizar a sua aplicação e analisar os pedidos de financiamento de novas atividades.
 
Nesta reunião, em particular, foram analisadas a implementação do programa e as atividades desenvolvidas. Foram, também, analisados os resultados das duas mesas redondas realizadas no ano corrente, em Marrocos e na Argélia, dedicadas à implementação de um observatório nacional sobre drogas e toxicomanias e tratamento de substituição opiácea, respetivamente.
 
Foi igualmente analisada a participação na Conferência Lisbon Addictions 2015, a realizar em Lisboa, sob a égide do SICAD. A Argélia e a Tunísia mostraram interesse em desenvolver uma atividade de formação de pares para uma noite segura, levada a cabo no Líbano com a participação de uma organização portuguesa.
 
Foi ainda analisado um pedido de financiamento apresentado por Marrocos para a organização de uma conferência em dezembro de 2016 sobre tratamento da dependência opiácea.
Para além da reunião formal foi, ainda realizada, uma Mesa Redonda para discutir a criação de um Observatório Nacional sobre Drogas na Tunísia.
 
Os representantes tunisinos dos ministérios e organismos com competências na área das drogas e toxicodependências e os representantes da sociedade civil tiveram, neste fórum, a oportunidade de debater a utilidade de um observatório nacional e expressar dúvidas e aspirações. Participou a representante do Primeiro Ministério Tunisino, que acompanhou os trabalhos durante os dois dias, manifestando-se favorável quanto à utilidade deste Observatório Nacional. 
Voltar