Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
SICAD PARTICIPOU NA 1ª REUNIÃO DO MEDITERRÂNEO ORIENTAL SOBRE O REFORÇO DA RESPOSTA DE SAÚDE PÚBLICA AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS 16/4/2015
1ª reunião do Mediterrâneo Oriental

O Escritório Regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental organizou a primeira reunião para apoiar os Estados Membros da região a desenvolver respostas aos problemas da droga numa perspetiva de saúde pública.

A reunião contou com a participação de cerca de 50 representantes dos seguintes Países: Afeganistão, Barein, Jibouti, Egipto, Irão, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Amã, Paquistão, Palestina, Qatar, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Tunísia, Emirátos Árabes Unidos, Iêmen bem como peritos da OMS, do UNODC e da ONUSIDA.

O Diretor-Geral do SICAD e a Chefe da Divisão de Relações Internacionais participaram na reunião a convite da OMS, para partilhar a experiência portuguesa e a política que tem sido implementada em matéria de luta contra a droga, enquanto contributo para a discussão e boa prática que estes países poderão tomar em consideração.

O objetivo principal da reunião consistiu na discussão de uma proposta apresentada pelo Escritório Regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental de Enquadramento Regional para ação  em matéria consumo de substâncias e saúde pública. O referido documento integra 5 domínios: Políticas Nacionais; Respostas do setor da Saúde; Prevenção; Monitorização e Cooperação Internacional. Para cada um dos domínios foram definidas Estratégias de Intervenção e Indicadores.

Depois da discussão de cada um dos domínios em grupos de trabalho, foi apresentada uma versão revista do Enquadramento Regional para ação em matéria consumo de substâncias e saúde pública, que será formalmente submetida pela OMS aos países para comentários.

Voltar