Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
PROFISSIONAIS DE CAD REUNIDOS EM ENCONTRO NACIONAL 26/11/2020

​Começou ontem, 25 de novembro de 2020, o Encontro Nacional de Profissionais de CAD, com seis painéis e cinco workshops, ao longo de três dias. 

João Goulão, Diretor-Geral do SICAD e Coordenador Nacional para os Problemas das Drogas, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, deu as boa vindas aos participantes e considerou que este evento corresponde a “uma necessidade de criarmos um espaço para nos encontrarmos e partilharmos experiências”. Aproveitou também para realçar o papel agregador do SICAD nas respostas aos mais vulneráveis no período de pandemia sanitária, em articulação direta com os parceiros que diretamente respondem às necessidades destes cidadãos. 

No dia inaugural ocorreram dois painéis, “À conversa sobre Covid19 e os CAD” e “Seminário Crescer num mundo digital”, onde foi possível abordar diversos tipos de respostas, nomeadamente, de Redução de Riscos e Minimização de Danos e de Tratamento, de proximidade e de apoio às populações vulneráveis, e a gestão de perigos e riscos do mundo digital, resiliência digital e literacia digital, respetivamente. Os oradores convidados, com as suas apresentações, possibilitaram o enriquecer do conhecimento nas diversas áreas que desenvolveram nas suas intervenções. 

Ludmila Carapinha e Elsa Lavado, investigadoras na Divisão de Estatística e Investigação  do SICAD, apresentaram dois estudos sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o uso da internet e videojogos, ambos no período do confinamento. 

Joana Vilares, coordenadora da Equipa de Rua GIRUGaia e coordenadora da Rede Nacional R3-Riscos Reduzidos, destacou o impacto da pandemia nas respostas e nos utentes das estruturas de Redução de Riscos e Minimização de Danos, a situação grave no plano social que ela provocou e o diálogo intenso e frutuoso com o SICAD e as DICAD. 

Carla Silva, Diretora-Geral e fundadora da ART – Associação de Respostas Terapêuticas, a representar ao POCAD, acentuou as situações complexas e de grande dificuldade por que passam as comunidades terapêuticas, espelhadas na diminuição de entradas de utentes, no esquecimento da área do tratamento e no encerramento de mais de uma dezena destas instituições. 

Cláudia Maia, coordenadora da DICAD da ARS Algarve, apresentou os desafios e preocupações transportadas pela pandemia, dando também conta da diminuição de internamentos nas UDA por força da diminuição das camas disponíveis impostas pela situação da Pandemia, e de consultas nos CRI, em 2020, comparado com o período homólogo de 2019. Alertou para o facto de só se conseguir manter as respostas de proximidade se for reconhecida a importância destes cuidados. 

Madalena Cruchinho, assessora do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, informou que o apoio à população com problemas de dependência passa, como sempre, pelo encaminhamento para respostas sociais em apartamentos de reinserção social e equipas de intervenção direta, assim como a disponibilização dos apoios sociais para pagamento das mensalidades dos utentes internados em comunidades terapêuticas. Informou, igualmente, o reforço do 144, Linha Nacional de Emergência Social, nomeadamente através do reforço dos recursos humanos. 

Eduarda Ferreira, membro da equipa portuguesa da Rede EU Kids Online e investigadora no CICS.NOVA, referiu que o problema das dependências está também muito ligado ao mundo digital, porém é importante sabermos se é possível viver sem o digital e se esta situação é efetivamente um problema. São inúmeras as vantagens do uso de ecrã e do digital, desde que se conheçam os riscos e se invista no desenvolvimento da literacia digital. 

Este Encontro Nacional, que acontece em formato digital, prossegue hoje, com os três painéis: “O futuro começa agora”, “Inovação e Descriminalização 20 anos depois”, e “Guidelines para a intervenção na área do jogo”.

               




Voltar