Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS NACIONAIS EM MATÉRIA DE LUTA CONTRA A DROGA E O ÁLCOOL DOS PAISES DE LÍNGUA PORTUGUESA10/11/2014

Nova imagem (8).png

 

 

O Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, da Toxicodependência e do Uso Nocivo do Álcool, cargo desempenhado, por inerência, pelo Diretor-Geral do SICAD, vai organizar em Lisboa, nos dias 12, 13 e 14 de novembro do corrente ano, uma reunião de responsáveis nacionais em matéria de luta contra a droga e o uso nocivo do álcool dos Países da CPLP.

 

É nossa intenção que este encontro seja uma reunião de trabalho interpares, que permita o intercâmbio de experiências e boas práticas, bem como o conhecimento das realidades nacionais de cada um dos países presentes, e que sirva para o estreitamento, num futuro próximo, das relações de cooperação já existentes entre estes Países de língua portuguesa.

 

Os fenómenos da droga e do uso nocivo do álcool, de carácter multifacetado e multidisciplinar, são passíveis de várias e diferentes abordagens. Este será um fórum de discussão de estratégias, procurando uma abordagem global, equilibrada e integrada, a partir de dados concretos, com o objetivo de contribuir para a redução do seu impacto e, desta forma, procurar vencer os desafios que se nos colocam em termos de saúde pública e de segurança das populações.

 

Desta forma, propomo-nos envolver os diferentes setores do domínio da procura e do domínio da oferta, tendo sugerido que as delegações presentes na reunião integrem, tanto quanto possível, representantes da área da Saúde e da área da aplicação da lei, concretamente da Justiça e/ou da Administração Interna.

 

Esta reunião igualmente constituirá uma ocasião para debatermos perspetivas de cooperação, identificando e hierarquizando prioridades, reforçando laços pessoais e institucionais, que facilitem a operacionalização destas ações.

 

Teremos connosco representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Participarão ainda representantes da Organização Mundial de Saúde, do Escritório das Nações Unidas para a Droga e o Crime e do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, que nos darão conta da abordagem internacional a estes fenómenos.

 

Na Sessão de Abertura do evento temos confirmada a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

 Agenda provisória

Voltar