Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
NORUEGA REFORMULA A POLÍTICA EM MATÉRIA DE DROGAS15/1/2020

O Norwegian Drug Policy Committee, que visitou o SICAD em fevereiro de 2019, propõe uma nova abordagem nas questões relacionadas com CAD, na Noruega, em que o uso e a posse de drogas para consumo pessoal deixarão de ser crime, considerando que a criminalização tem mais efeitos negativos do que um quadro alternativo, menos penalizador. 

A proposta recomenda a criação nos municípios de “unidades de aconselhamento” para as quais serão encaminhadas as pessoas interpeladas pelas autoridades policiais por consumo ou posse de drogas para uso pessoal, modelo semelhante às Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT) criadas em Portugal pela Lei da Descriminalização, em vigor desde 2001. A Comissão propõe, igualmente, que  a responsabilidade pela resposta da sociedade ao consumo e posse de drogas para uso pessoal seja transferida do setor da justiça para a tutela da saúde. 

Este comité mandatado em março de 2018, pelo Governo da Noruega, para apresentar uma proposta de reformulação da politica nacional em matéria de drogas, apresentou o seu relatório final ao Ministro da Saúde, Bent Høye, a 19 de dezembro de 2019. 

O relatório final encontra-se em consulta pública até 2 de abril, sendo objetivo do Governo adotar a reforma legislativa no decorrer de 2021. 

O relatório, cuja versão inglesa será divulgada durante o mês de janeiro, está disponível em norueguês em:

https://www.regjeringen.no/en/aktuelt/historic-day-for-norwegian-drug-policy/id2683528/

Voltar