Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
COLÓQUIO EM LISBOA ASSINALOU 20 ANOS DA ENLCD 8/5/2019
​Decorreu ontem na Fundação Calouste Gulbenkian, o colóquio comemorativo dos 20 Anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga
Os cerca de 200 presentes puderam assistir a uma viagem retrospetiva, onde se retratou a situação do país em 1999, se avaliou a execução e desenvolvimento da estratégia até ao presente, e se lançaram pistas para o futuro.  
Novo modelo de governação
A abertura foi feita por Marta Temido, Ministra da Saúde, que começou por classificar a ENLCD, como uma resposta concertada e bem articulada entre estruturas técnicas, governativas e sociais.  
Depois de considerar que Portugal foi um país inovador, ao transferir o ónus da intervenção para o campo da dissuasão, contribuindo para o reconhecimento da toxicodependência como um problema de saúde, permitindo assim, abordagens e respostas mais adequadas. 
Referindo-se ao chamado “Modelo Português”, disse que o seu sucesso assentou em três fatores: existência de uma estrutura de coordenação nacional, a competência dos profissionais, e a participação da sociedade civil, considerando-o inspirador para muitos países, tendo levado à afirmação de Portugal na esfera internacional, dando como exemplo a recente eleição do nosso país para a presidência do Grupo Pompidou. 
Atribuindo à ENLCD os progressos notáveis atingidos a nível da saúde nos últimos 20 anos, recordou que passar a tratar o toxicodependente como um doente e não como um criminoso, nem sempre foi evidente, ou unânime e que este facto deverá ser lembrado quando estivermos em fase do desenho de outras políticas públicas. Terminou a sua intervenção classificando o futuro como complexo, realçando a necessidade de dotar a área das respostas aos comportamentos aditivos e dependências de um novo modelo de governação, que reforce a coordenação e monitorização nacional pelo SICAD e confira maior autonomia na intervenção local às DICAD.
Encontrar soluções  
Os dois painéis realizados abordaram o “Modelo Português” pelo olhar dos seus autores e a operacionalização da ENLCD, tendo sempre presente os valores do Humanismo e do Pragmatismo.
O colóquio terminou com a intervenção do Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e para o Uso Nocivo do Álcool, dedicada ao futuro. Precisamos de, pelo menos, quebrar um certo impasse que resulta da incerteza relativamente ao desenho das estruturas dedicadas a enfrentar estas questões, considerou João Goulão.  
Realçando a importância da descriminalização estar consagrada na lei, disse ser importante a renovação da massa crítica e a renovação geracional para sermos capazes de encontrar soluções para os problemas à medida que com eles nos deparamos.
Referindo-se aos 20 anos da ENLCD, João Goulão referiu ainda que os resultados estão à vista e não suscitam dúvidas. Salientou a crescente curiosidade internacional sobre o “Modelo Português”, demonstrada pelas inúmeras visitas de delegações estrangeiras que visitam o nosso país, referindo igualmente o reconhecimento, por parte das Nações Unidas, como um modelo de boas práticas, no respeito pelas convenções internacionais e pelos direitos humanos. Reconhecendo a existência de novos desafios que exigem novas abordagens ágeis e inovadoras, considerou essencial o fim do clima de instabilidade que se tem vivido nos serviços dedicados a este tema.
 
O próximo grande evento comemorativo dos 20 anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga decorrerá no dia 26 de junho, no jardim do Arco do Cego, em Lisboa.   
 
 
IMG_8161.JPG ministra.JPG IMG_8193.JPGIMG_8279.JPG IMG_8295.JPG IMG_8312.JPG                                                                                              
Voltar