Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
NORUEGA ESTUDA APLICAÇÃO DO MODELO PORTUGUÊS 5/2/2019

​O SICAD  recebeu, no dia 4 de fevereiro, os membros do  Norwegian Drug Policy Reform Committee que se deslocaram a Portugal para conhecer a política em matéria de comportamentos aditivos e dependências, tendo sido recebidos por João Goulão, Diretor-geral.
Em dezembro de 2018 foi iniciado um debate interno sobre a revisão da abordagem legislativa em matéria de drogas na Noruega pelo Ministro da Saúde que havia previamente visitado o SICAD acompanhado de vários grupos de peritos, jornalistas e representantes de ONG daquele país europeu.
Foi apresentada uma proposta ao Parlamento Norueguês para alterar a legislação em matéria de drogas no sentido de transferir a resposta ao consumo e posse de substâncias ilícitas, atualmente na tutela da justiça,  para o sector da saúde, princípio basilar do Modelo Português.
O Parlamento adotou esta mudança, tendo designado um grupo de peritos para examinar a melhor forma esta questão,  numa  perspetiva de saúde pública e, igualmente, avaliar a adequação do Modelo Português à realidade da Noruega.
O Norwegian Drug Policy Reform, composto por peritos da área da justiça e da saúde, por representantes de ONG, de consumidores de drogas e liderado por um dos procuradores-chefes do país, deverá apresentar o seu relatório ao Parlamento até ao final de 2019.

 1noruega.jpg 2. noruega.png 3 noruega.png





 



 

Voltar