Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
LINHAS DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA A INTERVENÇÃO EM COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS SEM SUBSTÂNCIA: A PERTURBAÇÃO DE JOGO2/1/2018

jogo.jpg
As perturbações associadas ao jogo têm recebido uma atenção crescente por parte da comunidade científica e dos clínicos ao longo das últimas décadas, de certo modo análoga ao incremento e expansão das oportunidades de jogo, em particular nas sociedades ocidentalizadas. Trata-se de um conjunto de fenómenos que, pese embora englobados nesta grande categoria dos problemas do jogo, denuncia fenótipos bastante distintos, o que coloca desafios importantes para a intervenção. 

É no domínio de uma certa vacuidade, no plano nacional, de sistematização em torno da evidência e dos modelos de intervenção mais apropriados face aos problemas de jogo que este manual surge como uma resposta possível às necessidades (in)formativas do corpo de profissionais especializados em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD), entre outros, designadamente do Serviço Nacional de Saúde.
 
O manual que ora se apresenta procura oferecer uma síntese integradora do conhecimento na problemática do jogo, em termos da sua compreensibilidade e da inerente intervenção clínica e psicossocial. Constitui um instrumento de co-construção, no âmbito do cumprimento das atribuições técnico-científicas do SICAD, elaborado em estreita cooperação com as Administrações Regionais de Saúde I.P. (ARS, I. P.) – Divisões de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD), em particular os Centros de Respostas Integradas (CRI).
 
É nosso desiderato que este documento possa promover junto dos interventores um melhor entendimento dos CAD sem substância, em particular da Perturbação de Jogo, naquilo que são os seus múltiplos determinantes, critérios de diagnóstico e perspetivas de intervenção. Naturalmente a sua construção abarca tópicos que, à luz do estado da arte, foram tomados como de maior relevância numa perspetiva clínica, em detrimento de outros que, não menos importantes, integrarão seguramente futuras publicações elaboradas e promovidas por esta Direção-Geral.
 
 
Linhas Orientadoras Perturbação Jogo_PT.pdf
Voltar