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Revista toxicodependências

 
Revista nº: 1/2002
REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE SUBSTÂNCIAS PSICOACTIVAS

Nuno Felix da Costa, Rui Marques

RESUMO
A representação mental (RM) de substâncias psicoactivas reúne crenças, atitudes e valores atribuídos às drogas numa sociedade; admite-se que o comportamento de consumo ou não consumo molde a RM da substância no sentido da consonância cognitiva.
Método: três questionários com as mesmas questões relativas ao álcool, café e heroína foram passados a uma amostra de 377 sujeitos, cerca de metade consumidores ou ex-consumidores de heroína em tratamento e a outra metade da população geral da mesma zona do país.
Resultados: as estruturas factoriais dos consumidores e não consumidores são semelhantes: em ambas o primeiro factor relaciona-se com uma RM da droga como tónico, o segundo como instrumento de omnipotência, o terceiro como divertimento/remédio e o quarto representa assunção de custos. A função discriminante entre os dois grupos de respostas é bipolar e opõe variáveis que significam uma atitude lúdica face às drogas tomadas isentas de nocividade a uma atitude de oposição social.
Discussão: a RM das substâncias psicoactivas aparece distorcida pela valorização de efeitos instrumentais de evitamento de situações dolorosas, mais nos consumidores, sendo subestimado o efeito hedónico das substâncias. Esta distorção da RM é tanto mais acentuada quanto mais descontrolado é o consumo.
Palavras-chave: Heroína; Café; Álcool; Consumidores de drogas; Não-consumidores de droga; Atitudes; Esteróptipos; Razões para o consumo de droga; Estudos; Portugal.


RÉSUMÉ
La représentation mentale de substances psychoactives rassemble des croyances des attitudes et des valeurs attribuées aux drogues dans la communauté; on accepte que la conduite d'usage et de non usage influence la RM de la substance, dans le sens d'une consonance cognitive.
Méthodologie: trois questionnaires avec les mêmes questions rapportées à l'alcool, café et héroïne ont été distribués pour un échantillon de 377 sujets, environ la moitié usagers ou ex-usagers d'héroïne, en traitement et l'autre moitié de la population générale de la même région du pays.
Résultats: les structures factorielles des usagers et non-usagers se ressemblent; dans l'une et l'autre, le premier facteur se rapport avec une RM de drogue comme tonique, le deuxième comme outil de omnipotence, le troisième comme récréatif/remède et le quatrième représente la prise de coûts. La fonction discriminante entre les deux groupes de réponses est bipolaire et oppose des variables qui signifient une attitude ludique face aux drogues non nocives usées et l'attitude d'opposition sociale.
Discussion: la RM des substances psychoactives se présente distordu par la valorisation des effets d'outillage de l'évitement de situations douloureuses, plus dans les usagers, étant sous-estimé l'effet hedonique des substances. Cette distorsion de RM est autant accentuée que l'usage est lors contrôlé.
Mots-clé: Héroïne; Café; Alcool; Usagers de drogue; Non-usagers de drogue; Atitudes; Stéréotypes;
Raisons pour la consommation de drogues; Études; Portugal.


ABSTRACT
Mental representation (RM) of psychoactive substances get together beliefs, attitudes and values bestowed to drugs by society; it is admitted that use or absence of use behaviour shappes substance RM towards cognitive harmony.
Method: Three questionnaires containing the same questions related to alcohol, coffee and cocaïne were presented to a 377 subjects sample nearly half of it being heroin users or ex-users attending treatment and the other half the overall population of the same country area.
Findings: Users and non-users factorial structures are similar: both groups have their first factor related to the drug RM as a tonic, the second as an instrument of omnipotence, the third as amusement/medicine and the fourth representing costs assumption. The selective function between the two groups of answers is bipolar and opposes variables meaning a leisure attitude in face of harmfulness free consummed drugs, to an attitude of social opposition.
Discussion: The RM of psychoactive substances appears with distortion dur to the valorization of instrumental effects of avoiding painful situations by users. The hedonistic effect of substances being underestimated. This RM distortion is emphasized while discontrolled use is stressed.
Keywords: Heroine; Coffee; Alcohol;Drug users; Non-drug users; Attitudes; Stereotypes; Reasons for drug use; Studies; Portugal.


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