Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Relações Internacionais

:

Temas

Relações Internacionais
  • A-
  • A
  • A+
TEMAS
  • Lusofonia

    1ª Conferência Internacional sobre Políticas de Drogas nos PALOP, promovida pelo Governo da República de Cabo Verde

     A 1ª Conferência Internacional sobre Políticas de Drogas nos PALOP, promovida pelo Governo da República de Cabo Verde em cooperação com a APDES (Agência Piaget para o Desenvolvimento), decorreu nos dias 15 e 16 de janeiro de 2014, na Cidade da Praia, Cabo Verde.
    O referido evento pretende ser o primeiro de vários encontros organizados com o intuito de promover e alargar a cooperação estratégica entre Governos, Organismos Internacionais e Organizações da Sociedade Civil, no âmbito das políticas de drogas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 
    Esta iniciativa foi co-financiada pela Open Society Foundation e contou com o apoio institucional  do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), bem como da Organização Mundial de Saúde, a Kofi Annan Foundations, a Global Commission on Drug Policy, o United Nations Office on Drugs and Crime, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência,  o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e a YouthRISE.
    As recentes redefinições das rotas do tráfico de droga têm trazido aos PALOP novos desafios, colocando-os cada vez mais na esfera da geopolítica mundial e da cooperação internacional. É necessário olhar à especificidade de cada território em particular, traçando diagnósticos e necessidades de intervenção, ao mesmo tempo que se atende à nova realidade das políticas globais de drogas, tendencialmente compreensivas e assentes em evidências de base científica.
    Pretendeu-se com esta conferência encontrar um espaço para a reflexão do estado da arte das atuais políticas de drogas, promovendo a exploração de modelos alternativos, analisando o seu impacto nos domínios da saúde, da justiça social e da economia.
    Decorreu em paralelo, o Encontro de Juízes sobre Políticas de Drogas e Direitos Humanos, do qual resultou a Declaração da Praia: Memorando dos Juízes de Língua Portuguesa sobre Políticas de Drogas e Direitos Humanos, assinada no final da Conferência pelos representantes das Associações Sindicais de Magistrados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Princípe.
     

    I Encontro de Responsáveis Nacionais pela Luta contra a Droga e a Toxicodependência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP

    Realizou-se, em Lisboa, durante os dias 6, 7 e 8 de novembro de 2006, o 1º Encontro de Responsáveis Nacionais pela Luta contra a Droga e a Toxicodependência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que juntou representantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Este Encontro contou ainda com a participação de uma delegação Brasileira.
    Este Encontro constituiu uma oportunidade que serviu para enriquecer ainda mais o nosso conhecimento sobre a realidade do fenómeno da droga e da toxicodependência, enquanto fenómeno de âmbito mundial.

    Ata_final_do_Encontro.pdf
 

Voltar