Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​INTERVENÇÃO EM REINSERÇÃO EM 2020 24/9/2021

O Relatório de Avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção e o Relatório de Monitorização das Intervenções de Reinserção, ambos da autoria do SICAD, relativos ao ano passado e agora divulgados, apresentam impactos na atividade nesta área provocados pela pandemia sanitária da Covid19, nomeadamente, pelas dificuldades no acesso aos serviços e nos constrangimentos de funcionamento verificados em grande parte das Unidades de Intervenção Local (UIL) do território nacional. Os dados apresentados revelam ainda a diminuição do universo da população analisada e a redução do número de pessoas com Planos Individuais de Inserção (PII). Ainda assim, o relatório mostra a forma como foi possível mitigar os efeitos negativos da COVID 19.

Desde 2009 que a área reinserção em comportamentos aditivos e dependências dispõe de um conjunto de linhas orientadoras para a intervenção, designadas de Modelo de Intervenção em Reinserção. Tendo como objetivo monitorizar a implementação destas Linhas Orientadoras, o SICAD, em 2014, elaborou um conjunto de indicadores sobre a intervenção social desenvolvida junto dos cidadãos com PII acompanhados nas UIL ao nível nacional. A recolha de dados, realizada através do Sistema de Informação Multidisciplinar (SIM), e a análise destes indicadores tem permitido promover a reflexão sobre a eficácia do Modelo.  

O documento relativo à monitorização das intervenções de reinserção permite conhecer as pessoas que são alvo de intervenção na área social, as suas características e que necessidades apresentam. Os resultados divulgados permitem evidenciar a capacidade de resolução destas necessidades, demonstrando a eficácia das intervenções desenvolvidas, mas também evidenciar as áreas onde é mais difícil a satisfação das necessidades.  

Leia os relatórios na íntegra, em: Reinserção ​

Voltar