Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
​JORGE SAMPAIO – EVOCAÇÃO NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO18/9/2021

 sampaio8.jpg sampaio1.jpg sampaio2.jpg sampaio7.jpg sampaio6.jpg sampaio4.jpg  

Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu a 18 de setembro de 1939 e faleceu no passado dia 10.

Acima de todos os cargos que exerceu, fica na memória coletiva portuguesa como um verdadeiro Humanista, o homem bom que não só se preocupou com os menos privilegiados da sociedade, mas que também agiu contra a injustiça e discriminação.

Ainda jovem combateu a ditadura defendendo, enquanto advogado e pro bono, acusados pela PIDE e esta sua veia revelou-se em várias áreas onde sentia que podia intervir a favor de uma sociedade mais justa.

A sua função pública permitiu-lhe envolver-se e ser determinante em inúmeras causas, entre as quais contamos a nossa área de atuação, pelo que toda a política de drogas portuguesa tão aclamada pelo mundo tem, diretamente, a intervenção do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Decorria o ano de 1997 quando, pela primeira vez no nosso país, teve lugar, no CCB, o seminário «Droga - Situação e Novas Estratégias», impulsionado pelo próprio como forma de escutar especialistas nacionais e internacionais que pudessem abrir caminho para a resolução do grave problema que Portugal enfrentava em relação às Drogas e Toxicodependências.

Foi durante a sua presidência e por iniciativa do governo de António Guterres, que o Modelo Português nasceu, fruto, em grande parte, da preocupação evidente que Jorge Sampaio demonstrou publicamente na defesa da dignidade humana, neste caso, dos consumidores de Drogas. Cremos que sem o seu envolvimento, dificilmente poderíamos ter tido uma política verdadeiramente humanista, centrada no cidadão e baseada em evidência científica.

Ao longo da sua vida pública, Jorge Sampaio fez sempre questão de estar junto das instituições que lidam com os problemas das Drogas e Toxicodependências participando e intervindo em diversos momentos importantes.

Recordamos com orgulho a sua última participação num evento público do SICAD, em maio de 2019, aquando das comemorações dos 20 anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga.

A nossa frase assinatura diz “Construímos Caminhos”, mas, na verdade, quem colocou a primeira pedra para que o caminho fosse acontecendo foi, sem dúvida, Jorge Sampaio. Uma pessoa comprometida com o bem comum e com a importância de todo e qualquer cidadão, independentemente das suas crenças, origens e condições de saúde.

No dia em que completaria 82 anos, o SICAD celebra a memória de Jorge Sampaio: o presidente, o cidadão e o amigo que permitiu que Portugal seja hoje uma referência internacional na sua área, mas mais importante ainda, que abriu o caminho para que milhares de vidas tenham sido recuperadas e estejam hoje entre nós.

Obrigado, Jorge Sampaio! ​ 

Voltar