Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

SICAD

:

detalhe

  • A-
  • A
  • A+
SICAD
DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS: DECLARAÇÃO DE JOÃO GOULÃO NO GRUPO POMPIDOU26/6/2020
imagem do dr. João Goulão

As políticas de drogas devem salvar vidas, proteger as pessoas e não estigmatizar”, afirma João Goulão  em nome da Presidência Portuguesa do Grupo Pompidou por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que se comemora hoje, 26 de junho.


Com o aumento massivo de novas infeções por COVID-19 em todo o mundo e a crise a afetar todas as dimensões da sociedade, são geralmente os mais vulneráveis, estigmatizados e carenciados que mais sofrem: entre eles, as pessoas que usam drogas. Os decisores políticos devem apoiar os serviços que podem salvar vidas destinados a pessoas que usam drogas para que estas possam reagir à crise de forma flexível e informada. Com este objetivo, o Grupo Pompidou criou uma plataforma online ( “Save lives-Protect people”- “Salvar vidas-Proteger pessoas”) onde os profissionais do terreno podem partilhar e discutir as suas ideias e ações sobre a melhor forma de conter a disseminação da COVID-19 e prevenir danos nas pessoas que usam drogas e nas que com elas contactam. Em período de crise, mais do que nunca, os Direitos Humanos devem permanecer na linha da frente das nossas politicas de drogas.”

Ao longo dos últimos 40 anos, o Grupo Pompidou tem sido a voz do Conselho da Europa em matéria de droga. Num contexto internacional em constante mudança, manteve-se firme na promoção de uma abordagem equilibrada entre a necessidade de abordar as adições e a luta contra o tráfico de droga, e a responsabilidade dos Estados em proteger a saúde e os Direitos Humanos dos seus cidadãos. Com as recentes adesões da Arménia e da Geórgia, o Grupo Pompidou é atualmente composto por 41 Estados Membros e as suas atividades alargaram-se ainda mais no nosso continente.




Voltar