Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comunicados de Imprensa

:

detalhe

Comunicados de Imprensa
  • A-
  • A
  • A+
COMUNICADOS DE IMPRENSA
COMUNICADO À IMPRENSA: PRÉMIO FNAS 2016 12/12/2016

Prémio FNAS 2016 – Boas Práticas na Intervenção nos Problemas Ligados ao Álcool

A intervenção no âmbito dos Problemas Ligados ao Álcool em Portugal desenvolve-se a diferentes níveis, constituindo-se o cidadão como o centro da conceptualização do quadro das opções das políticas e intervenções, por etapas do ciclo de vida e contextos de pertença e é enquadrada pelos objetivos do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências (PNRCAD).

O Fórum Nacional Álcool e Saúde é criado como plataforma nacional, representativa de todas as partes interessadas na sociedade civil que se comprometam a reforçar as ações necessárias para a redução dos danos provocados pelo consumo de risco e nocivo de álcool, e como tal, um espaço de partilha, discussão e reflexão sobre conteúdos pertinentes no âmbito da temática em apreço.

Atualmente o Fórum Nacional Álcool e Saúde agrega 74 entidades que aderiram a uma “carta de compromisso” que define um conjunto de objetivos com base nas grandes metas do PNRCAD no que ao álcool diz respeito.

Nesse sentido foi criado o Prémio Fórum Nacional Álcool e Saúde (“Prémio FNAS”) que elegeu como objetivo dar destaque a entidades que, não tendo assento no Fórum, desenvolveram trabalho de relevo, no âmbito dos problemas ligados ao álcool, no biénio anterior ao ano de seu lançamento (2014-15), nomeadamente no contexto da Educação, da Solidariedade Social e da Intervenção Comunitária e Autárquica, contribuindo para a prossecução das metas traçadas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências.

A atribuição dos “Prémios FNAS”, a realizar hoje dia 12 de dezembro, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, é uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Associação Nacional de Municípios Portugueses e do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde.

Para o biénio 2014-2015 foram escolhidas as seguintes categorias: Intervenção Autárquica, Educação e Solidariedade Social.

Programa em Anexo
PrémiosFNAS_Programa.pdf