Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comunicados de Imprensa

:

detalhe

Comunicados de Imprensa
  • A-
  • A
  • A+
COMUNICADOS DE IMPRENSA
PROJETO EUROPEU DE INQUÉRITOS EM MEIO ESCOLAR SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS31/5/2012

O novo estudo ESPAD regista um consumo de drogas genericamente estável entre os alunos e uma redução do «consumo esporádico excessivo de bebidas alcoólicas», mas nenhuma redução no consumo de tabaco.

(31.5.2012, LISBOA) Em geral, o consumo de drogas ilícitas entre os alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos parece ter estabilizado, de acordo com o mais recente inquérito europeu relativo a esta faixa etária hoje publicado no âmbito do Projeto Europeu de Inquéritos em meio Escolar sobre o Álcool e outras Drogas (ESPAD). O relatório, que tem por base um inquérito de 2011 efetuado em 36 países europeus, revela igualmente uma diminuição do «consumo esporádico excessivo de bebidas alcoólicas» (cinco ou mais bebidas numa única ocasião). No entanto, as conclusões do estudo destacam diferenças entre países e apontam para a necessidade de vigilância naqueles onde o consumo de canábis, inalantes e tabaco tem vindo a aumentar.
 
 
 
Este é o quinto exercício de recolha de dados no âmbito do projeto ESPAD, com inquéritos nacionais realizados a cada quatro anos desde 1995 (1). No mais recente inquérito, participaram mais de 100 000 alunos. Entre os países participantes, 23 eram Estados-Membros da UE. O Relatório ESPAD 2011: consumo de substâncias entre os alunos de 36 países europeus (2011 ESPAD report: substance use among students in 36 European countries), disponível em inglês, será acompanhado de um resumo multilingue elaborado com o apoio do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) (2). O OEDT inclui os dados ESPAD nos seus relatórios anuais sobre a evolução do fenómeno da droga, dado que ambos os organismos trabalham em estreita colaboração ao abrigo de um acordo de cooperação assinado em 2007 (3). Esta cooperação foi alargada em 2011, tendo os parceiros assumido o compromisso de incrementar o trabalho conjunto e a cooperação técnica, com vista a melhorar o conhecimento das tendências a longo prazo do consumo de drogas na Europa, neste estrato da população.
 
 
 
 
 
Para mais informação sobre o estudo OEDT–ESPAD ver: www.emcdda.europa.eu
Voltar