Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comunicados de Imprensa

:

detalhe

Comunicados de Imprensa
  • A-
  • A
  • A+
COMUNICADOS DE IMPRENSA
REDE DE REFERENCIAÇÃO / ARTICULAÇÃO NO ÂMBITO DOS COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DAS DEPENDÊNCIAS 30/9/2013

Nota à Imprensa

A apresentação conjunta pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelas 5 Administrações Regionais de Saúde, I.P. (ARS,I.P.) da Rede de Referenciação / Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências vai realizar-se no próximo dia 26 de Setembro de 2013, das 10:00 às 17:00, no auditório principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sito na Praceta Prof. Mota Pinto em Coimbra. A sessão de abertura contará com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa.

 
Decorrente da recente reorganização e assunção de novas atribuições na intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD) procedeu-se à revisão da Rede de Referenciação / Articulação anteriormente aprovada para os Problemas Ligados ao Álcool adequando-a, assim, a um âmbito mais lato de intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD). Esta nova formulação, que contempla os progressos que a evidência científica tem vindo a consagrar no que respeita a estes fenómenos, define uma visão holística do conceito de conduta aditiva e de dependência, e preconiza a mobilização para esta Rede de outras intervenções, Unidades e Planos que até agora operavam de forma menos interligada.
 
Este recente modelo de referenciação e articulação representa uma importante mudança ao prever a aplicação de instrumentos de rastreio e a intervenção integrada e ao criar sinergias e complementaridade entre os diferentes serviços com atuação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD). Por outro lado, para a sua implementação, preconiza a elaboração e avaliação do diagnóstico de necessidades em formação, bem como a criação de planos de formação, de caráter teórico-prático, para os profissionais das estruturas territoriais envolvidas na Rede.
 
Assim, a presente Rede de Referenciação / Articulação assenta, essencialmente, em 3 pilares:

 

-  Definição, numa lógica de proximidade dos cuidados de saúde e de acessibilidade dos cidadãos aos mesmos, de uma arquitetura dinâmica de respostas diferenciadas, especializadas e adequadas ao nível de gravidade dos seus problemas, apresentando fluxos de referenciação, de encaminhamento e de intervenção;

-  Estruturação, por níveis diferenciados de intervenção, da articulação entre os Cuidados de Saúde Primários, Especializados e Hospitalares, entre outros;

Interação / articulação entre os serviços que atendem cidadãos com comportamentos aditivos e dependências, desde a deteção precoce, através da aplicação de instrumentos de rastreio, até à abordagem mais diferenciada e adequada à avaliação do risco da situação em que a pessoa se encontra, que permita acompanhar as manifestações evolutivas desta patologia. 

Dada a abrangência da problemática, dos atores e serviços envolvidos, assim como a importância de se potenciar sinergias de atuação e de formação, esta apresentação pretende envolver todos os dirigentes da rede de serviços de saúde públicos, desde os Cuidados de Saúde Primários, aos Serviços Locais de Saúde Mental (de Adultos e da Infância e Adolescência), Equipas de apoio à Cessação Tabágica e aos Serviços Especialidades Médico-Cirúrgicas Hospitalares, passando pelas Unidades de Intervenção Local que trabalham especificamente no âmbito dos Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD). 

Voltar