Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
  • A-
  • A
  • A+
​ESPAD/2011 - LISBOA, 31 DE MAIO DE 201231/5/2012
OESPAD – European School Survey on Alcohol and other Drugs é um inquérito a nível europeu, que se realiza atualmente em 39 países de acordo com uma metodologia normalizada, de modo a permitir a máxima comparabilidade possível entre os resultados dos diversos países. Conta com o apoio do Grupo Pompidou do Conselho da Europa e do OEDT –Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.
Este inquérito repete-se a cada 4 anos, foi iniciado em 1995, e Portugal participa desde o início. A sua realização é coordenada, a nível europeu, por Björn Hibell do CAN (Suécia) e, em cada país participante, por um investigador que o desenvolve com o apoio de uma ou mais instituições nacionais.  
No nosso país tem sido desenvolvido no IDT, IP (IDT, IPDT, GPCCD) com o apoio do Ministério da Educação; desde 2000, a coordenadora nacional do ESPAD é Fernanda Feijão.
As amostras são representativas dos alunos que completam 16 anos no ano em que decorre a recolha de dados do estudo (neste caso 2011) e o objetivo do estudo é obter informação que permita acompanhar a evolução dos consumos de substâncias psicoactivas (álcool, tabaco, drogas e medicamentos) entre os adolescentes europeus.
A recolha de dados em Portugal decorreu imediatamente a seguir às férias da Páscoa ao contrário da generalidade dos outros países participantes. A dimensão da amostra é inferior ao que é habitual (cerca de 2000 alunos, em vez de 2500) devido a constrangimentos relativos ao funcionamento das escolas, mas situa-se dentro dos limites aceitáveis.
 
Para mais informação:
  
ESPAD-2011-CAN_Alcool.pdf
Voltar