Sumário: Os Comportamentos Aditivos e as Dependências (CAD), sendo uma problemática transversal aos diversos contextos da sociedade e às diferentes etapas do ciclo de vida, reveste-se de particular importância quando se trata de faixas etárias mais jovens, por estas se encontrarem numa fase do desenvolvimento especialmente vulnerável a fatores de risco para este tipo de comportamentos e, como tal, a sua prevenção constitui-se como uma iniciativa imprescindível.
Neste sentido, o Programa para a Prevenção de Comportamentos Aditivos e Combate às Dependências nas Forças Armadas (PPCACDFA), aprovado pelo Despacho n.º11921/2015, da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, de 23 de outubro, apesar de dirigido em especial aos militares das Forças Armadas, pretende também abranger ações preventivas dirigidas aos alunos dos Estabelecimentos Militares de Ensino (Colégio Militar e Instituto dos Pupilos do Exército), uma vez que, a Escola, por propiciar a aprendizagem e mobilizar consciências daqueles que são os seus destinatários – crianças e jovens – surge como o contexto privilegiado para o desenvolvimento deste tipo de ações.
Deste modo, pretendemos investir na definição e desenvolvimento de um modelo de intervenção nesta área, embasado em ações eficazes e consertadas em matéria de CAD, privilegiando a intervenção precoce, focada nos aspetos preventivos e orientada para o diálogo interdisciplinar, através da transmissão de conhecimentos e conteúdos ao nível conceptual e cognitivo, passando também pela aprendizagem experiencial, interativa e modelar, de forma a permitir a aquisição de competências pessoais, cognitivas e socio emocionais.
Assim, o nosso compromisso tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto de intervenção preventiva em matéria de CAD, junto do universo de alunos dos Estabelecimentos Militares de Ensino (EMES).